Representantes da UEPG e HU participam do Nursing Now Curitiba

Compartilhe

Hoje (2), aconteceu em Curitiba o lançamento da Nursing Now, uma campanha Internacional iniciada na Inglaterra pela organização Burdett Trust for Nursing em conjunto com a Organização Mundial da Saúde e Conselho Internacional de Enfermeiros. Representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa, estiveram no evento as professoras Carla Luiza da Silva, Ana Paula Garbuio Cavalheiro e Simonei Bonatto, Enfermeiro Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário UEPG.

A professora Carla explica que o Brasil abraçou a causa e iniciou a divulgação por meio do Cofen e da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. “A campanha Nursing Now é uma grande ação internacional de empoderamento dos profissionais de Enfermagem. No Brasil, tem como objetivo principal apresentar os profissionais da categoria como os verdadeiros protagonistas da saúde”, diz.

Ana Paula Garbuio Cavalheiro relata que o movimento internacional ganha força no Brasil. “No Paraná, é divulgado agora em caráter oficial. Com o lançamento nós, professores, que já realizamos algumas ações, precisamos adequar algumas práticas. Precisamos divulgar em benefício da profissão, do usuário do SUS e da sociedade”, enfatiza.

Professor Simonei Bonatto, afirma que no Brasil foram colocados 3 principais objetivos de trabalho: Investir no fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; Investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem; Disseminar práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.

Carla Luiza da Silva complementa que foram elencados outros temas importantes colocados pelo Cofen/Coren-pr como os projetos de leis, novas resoluções que respaldam o exercício profissional e novas áreas de atuação. “É importante enfatizar que esta campanha que já está presente em 80 países, chega para fortalecer a transformação real da Saúde da população, da promoção de inovações, além de valorização do profissional da enfermagem e também da divulgação casos de sucesso na assistência e pesquisa em Enfermagem”.


Compartilhe

 

Skip to content