UEPG inaugura o novo vestiário da Fazenda Escola Capão da Onça

Na manhã desta quinta-feira (21), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou o novo vestiário da Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon). A solenidade contou com presença de autoridades da instituição. Com início em agosto de 2020, a conclusão da obra busca trazer qualidade de vida para servidores, professores, acadêmicos e estagiários de nível superior da UEPG e do ensino médio profissionalizante do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, explica que a inauguração do vestiário da Fescon é significativa, porque mostra, primeiramente, o respeito de gênero. “A obra conta vestiários femininos e masculinos, o que não havia anteriormente”. O espaço é voltado para a acessibilidade e tem acesso de cadeirantes. “Também é um respeito a todos os trabalhadores, alunos e professores que atuam nesta que é a mais importante Fazenda Escola do Estado do Paraná, então é uma obra aparentemente pequena, mas com uma simbologia muito grande”, completa.

O Deputado Estadual Hussein Bakri, que foi um dos apoiadores para a construção do vestiário, esteve presente na cerimônia de entrega e parabenizou a UEPG por mais uma obra finalizada. “É uma obra de grande qualidade, que atende as pessoas que trabalham e estudam na Fazenda, dando maior conforto para que elas possam realizar os seus trabalhos. Um grande gesto da universidade, que auxilia nas necessidades básicas de todos”, enfatiza.

“A construção de um novo vestiário para os estudantes e profissionais da Fescon era uma reivindicação antiga dos servidores que atuam na Fazenda Escola”, enfatiza o administrador da Fescon, Vanderson Romko. A pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco, salienta que o vestiário é uma demanda que foi atendida pelo reitor e pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). “A coordenação da Fescon nos solicitou a construção do vestiário e buscamos rapidamente uma forma de viabilizar o projeto. Conseguimos aplicar recursos próprios para atender todas as expectativas e agora os estudantes terão uma instalação completa na Escola”, comemora.

Vestiário na prática

O coordenador do curso de Agronomia, Paulo Ferreira Carrilho, enfatiza a importância do vestiário para os alunos. “Serve a todos que estiverem lá e que não podem parar os trabalhos ao longo do dia, pois precisam tomar um banho, trocar a roupa, fazer a higiene pessoal e lanchar antes de retornar às aulas”. Segundo Paulo, o espaço é frequentemente utilizado durante as aulas. “O nosso curso de Agronomia é integral, portanto, o vestiário é extremamente necessário na parte prática”, expressa.

“O antigo vestiário era pouco usado pela nossa equipe, por conta de diversos fatores, como a estrutura e a limpeza”, conta o aluno do último ano de Zootecnia, Amarildo Meira Diniz. Para ele, a nova estrutura vai ajudar nas atividades diárias dentro da Fazenda Escola. “Nós acabávamos usando o escritório ou outras instalações quando necessário, mas creio que com o novo vestiário esses problemas foram resolvidos e teremos um local adequado, o que ajuda no desenvolvimento das atividades”, considera.

Estrutura

O novo edifício possui uma área total de 121,80 m², com uma área de vivência externa e interna para os usuários, assim como uma cozinha dotada de utensílios básicos, como pia, micro-ondas, fogão e geladeira. A ala masculina do vestiário possui 32 armários para pertences pessoais e a ala feminina tem oito armários. Ambas têm a capacidade de serem ampliadas conforme demanda. O vestiário masculino possui cinco chuveiros e quatro sanitários, já o feminino tem dois chuveiros e dois sanitários. “Trata-se de uma obra que evidencia a preocupação da gestão em proporcionar um melhor ambiente seguro de trabalho aos servidores, que esperavam por este investimento junto da Fazenda Escola”, completa Vanderson Romko.

Para Matheus Santana Carrer, Diretor de Planejamento Físico, embora a edificação seja de simples concepção, o principal desafio foi elaborar os projetos arquitetônicos e complementares, observando alterações entre um e outro. Matheus é egresso da UEPG e comemora o fato de colaborar para a conclusão de obras na Universidade.  “É muito gratificante contribuir para a expansão das instalações da UEPG e ver a obra pronta para a utilização da comunidade acadêmica”.

O prefeito do campus Eduardo Pereira ressalta o esforço da Prefeitura do Campus, juntamente com os demais órgãos da administração, para melhorar as condições de trabalho na Fescon. “Concluímos uma etapa importante e seguiremos avançando ainda mais. É uma conquista que se soma às diversas ações que temos desenvolvido naquele local, para contribuir com o excelente trabalho desenvolvido por todos na Fescon”, pontua.

Presenças

Além do reitor Miguel Sanches Neto, estiveram na cerimônia de entrega do vestiário: o Deputado Estadual e Líder do Governo, Hussein Bakri; o pró-reitor de Administração Ivo Demiate; a pró-reitora de Planejamento Andrea Tedesco; o pró-reitor de Graduação Carlos Willians Jacques Morais; o prefeito do campus Eduardo Pereira; o administrador da Fescon-UEPG, Vanderson Romko;  e servidores da Fazenda Escola.

Texto: Julio Cesar Prado | Foto: Jéssica Natal