UEPG lamenta o falecimento da egressa Ana Luisa Vaghetti de Souza

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta, com profundo pesar, o falecimento da jovem jornalista e egressa, Ana Luisa Vaghetti de Souza. A jornalista faleceu nesta madrugada, aos 24 anos, vítima de Covid-19. Ana Luisa concluiu a graduação em 2018 e realizou uma pós-graduação em Marketing na PUC, em Curitiba, ano passado.

Professores e colegas de turma do curso de Jornalismo recordam que Ana Luisa era dedicada e participava de ações de ensino, pesquisa e extensão, desde 2015, e também frequentava diversos eventos da área. A docente Karina Janz Woitowicz, orientadora de Ana na iniciação científica, ressalta o potencial apresentado pela então estudante na graduação.

“Ela tinha um grande potencial, colaborou em diversas atividades de extensão e desenvolveu pesquisas ao longo da graduação, principalmente pelo grupo de Mídias Digitais. Foi minha orientanda de iniciação científica e realizou uma pesquisa bastante inovadora sobre o uso das redes sociais pelos grupos culturais da cidade. Ela será lembrada pela alegria, senso crítico e pelas amizades que manteve com colegas e docentes do curso. Estamos em luto por essa perda tão precoce, que se soma às milhares de vítimas da pandemia neste país”, pontua.

Como relata a docente, Ana era talentosa e tinha facilidade em construir amizades ao longo do curso. As amigas mais próximas e colegas de turma, Aline Cristina, Ellen Almeida, Kethlyn Lemes e Jaqueline Andreoli recordam a vivacidade da amiga e expressam a importância de Ana. “Ela era apaixonada pela vida, gostava de viver tudo intensamente, sempre cuidando e pensando nos outros. É realmente inacreditável passar por isso com alguém que era tão querida por todos. Para nós, a Ana tinha uma energia inexplicável, fazia um dia nublado ficar ensolarado num estalar de dedos. Esse mundo era pequeno para todos os sonhos e coisas que ela iria conquistar. Ficamos na saudade pro resto das nossas vidas. Te amaremos pra sempre”.

O professor de Jornalismo da UEPG, Vínicius Biazotti, se tornou amigo de Ana durante a graduação, quando estava nos últimos anos do curso. Para ele, Ana jamais será apenas um número entre outros 500 mil mortos pela Covid-19, mas uma pessoa muito querida, que deixará saudades. “Ela não foi mais um número, ela foi uma pessoa querida, adorada, que vai deixar muita saudade. Eu tive o privilégio de tê-la como amiga e dividir bons momentos. Infelizmente, ela é mais uma vida perdida para esta tragédia da pandemia e, se tivesse vindo a vacina antes, ela poderia ter se salvado”, afirma.

O sepultamento ocorre na tarde de hoje (22), no município de Assis, São Paulo. A UEPG lamenta mais uma vida interrompida pela Covid-19 e presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Ana.

Texto: Julio César Prado       Foto: Arquivo Pessoal