UEPG lamenta falecimento do professor Laertes Larocca

A Universidade Estadual de Ponta Grossa lamenta o falecimento do professor aposentado Laertes Larocca, aos 82 anos, nesta terça-feira (22). O docente iniciou suas atividades na instituição em 1º de março de 1984 e aposentou-se em 2003. Na época, integrava o corpo docente do Departamento de Letras Vernáculas.

Laertes nasceu em 1938, em Tibagi, Paraná. “O espaço de Tibagi é muito influente em mim, porque eu nasci e passei muitos anos lá, e também a Ponta Grossa da década de 50. Eu me lembro muito bem do espaço e das pessoas que moravam na cidade nessa época”, disse em 2015 numa entrevista à Revista D’Ponta. Fluente em cinco línguas, graduou-se Bacharel em Letras Neolatinas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa (1962). Fez pós-graduação em nível de Especialização em Teoria Literária pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ministrou aulas de “Teoria da Literatura e Língua Portuguesa”, na Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati, em 1981-1982; e “Semântica e Literatura”, na Faculdade de Ciências e Humanidades de Pato Branco. Na UEPG, integrou bancas de concurso para professores da instituição.

Participou de estágio de aperfeiçoamento em língua francesa, no Centre Internacional D’Études Pedagogiques de SEVRES (1969); na Universitè de Laval (1988), na Ecole Normale de Charente (1980), na Université de Resancon/Faculte dês Lettres et Sciences Humaneines (1972) e na Université de Nancy/Faculte de Lettres et de Sciences Humaines (1965). Na UEPG, foi coordenador geral dos Campi Avançados (1996). Atuou como professor na SEPAM (Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel), de 1962 a 1970; no Colégio Sant’Ana (1663-1977); e na Escola Presidente Kennedy – Ensino Regular e Supletivo de 1º Grau (1964-1978).

A UEPG está de luto e presta condolências aos familiares e amigos pela perda inestimável. O velório será realizado das 6h às 8h somente para a família, na Capela Santana. Após este horário, será aberto a quem queira se despedir do professor. O sepultamento será às 13h30, no Cemitério São José.