UEPG lamenta falecimento do professor aposentado Wilson Comel

A Universidade Estadual de Ponta Grossa lamenta o falecimento do professor aposentado Wilson Jerônymo Comel, um dos fundadores do curso de Direito da UEPG. O advogado e escritor morreu nessa segunda-feira (03), aos 90 anos, em Ponta Grossa.

Ao longo da sua trajetória, Comel foi Árbitro no Juizado Especial de Pequenas Causas, Conselheiro Estadual e Federal da OAB/PR, Membro do Instituto dos Advogados/PR, Presidente da OAB – Subseção de Ponta Grossa, Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UEPG (CEP), Presidente da Associação dos Professores, do Movimento Familiar Cristão, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município e do Serra Clube de Ponta Grossa. Na sua carreira também desenvolveu atividade literária, escrevendo crônicas e artigos.

Querido por todos no meio acadêmico, em dezembro de 2019, Comel recebeu uma homenagem durante a comemoração dos 50 anos de formatura da turma de Direito de 1969. O seu amigo e professor da UEPG Vicente Ribas afirma que a Universidade está de luto e que o pesar e a dor são imensos. “Nosso pátio, aquele que você sempre reivindicou – ‘o pátio é nosso’ – nunca mais será o mesmo, está vazio, triste sem a tua presença. Enquanto esteve entre nós, saboreamos suas lições seus conhecimentos que fizeram crescer em nós a paixão pelo Direito. Vamos sentir sua falta para sempre, que o seu descanso seja profundo e a paz esteja ao seu lado. Até um dia!”.

Segundo o reitor Miguel Sanches Neto, o professor Wilson Comel marcou todas as gerações formadas em Dirieto da UEPG. “Mesmo depois de aposentado ele continuava presente nas atividades do curso. Sua história se confunde com a história da nossa Universidade. É com profundo pesar que comunicamos o seu falecimento. Mas seu legado continua vivo”, afirma.

Para o vice-reito, Everson Krum, é difícil escrever sobre o professor Comel sem se emocionar e as lágrimas escorrerem. “Ele foi o marco da Advocacia em Ponta Grossa e seu nome sempre será lembrado quando se falar em Direito, tanto em ensino quando na prática jurídica. Ficam seus ensinamentos para as futuras gerações”. A UEPG está triste e se solidariza com os colegas, amigos e familiares que perdem um ente querido.

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: divulgação