UEPG inicia projetos extensionistas contra o Coronavírus

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou as ações preventivas e de combate ao novo Coronavírus no Paraná com os profissionais e estudantes da área da saúde. O Projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A UEPG coordena os polos de Ponta Grossa, Curitiba (e região metropolitana) e Paranaguá. Segundo o Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Giovani Marino Fávero, “o polo de Ponta Grossa é coordenado pelas Professoras da UEPG Pollyanna Kássia de Oliveira Borges junto com a Professora Fabiana Mansani, o polo de Curitiba e região metropolitana pelos professores Giovani Marino Favero (UEPG) e Rafael Gomes Ditterich (UFPR) e o polo de Paranaguá pela Professora Carla Luiza da Silva (UEPG) e Sebastião Cavalcanti Neto (Unespar)”, conta.

A coordenadora do polo de Paranaguá conta que os chefes de departamento dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina participaram de uma reunião com a reitoria da UEPG no dia 20 de março para tratar das diretrizes. “Na reunião, o reitor realizou a indicação dos coordenadores e vice-coordenadores dos polos e passou orientações sobre o projeto. Paralelo a isso, os demais professores envolvidos avaliaram os materiais de EPIs disponíveis nos cursos da saúde e conseguiram 156 caixas de máscaras. Solicitamos também a Proad a compra de materiais para o uso dos profissionais nas divisas do Estado”, afirma a professora Carla.

As equipes de Ponta Grossa, Curitiba e Paranaguá já passaram por treinamento e iniciaram os atendimentos em diversas frentes de atuação. Segundo a professora Carla, “na segunda-feira (30) tivemos uma reunião com a Secretária de Saúde de Paranaguá, representante da 1ª Regional de Saúde, com o professor Sebastião e integrantes da equipe de saúde do município de Paranaguá para alocar os profissionais nas unidades básicas de referência e na UPA local. Na próxima etapa, ocorrerá a seleção de novos profissionais para fechar o grupo de trabalho”.

O docente Giovani conta que em Curitiba o treinamento para Call Center ocorreu com os orientadores da UEPG e com o líder da equipe, o professor Erildo Vicente Muller do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública. “Além dessa ação, as outras também já estão em funcionamento no município e região metropolitana”, finaliza.

Áreas de atuação

1) Call Center – nesta quarta-feira (30), a UEPG divulgou o telefone que ficará disponível para esclarecer dúvidas e orientar a comunidade sobre formas de prevenção, cuidados e combate ao Coronavírus (0800 200 4300). O número adquirido pela instituição possui capacidade para 250 ligações simultâneas, com espera. A Central de Informações é constituída por docentes e bolsistas dos cursos de Serviço Social e da área da Saúde que devem cumprir 30h semanais no projeto.

2) Atenção às divisas rodoviárias do Estado do Paraná – as equipes são compostas por bolsistas enfermeiros, técnicos em enfermagem ou estudantes regularmente matriculados no último ano do curso de enfermagem. Os bolsistas devem monitorar as condições de saúde de pessoas que estejam transitando pelas divisas rodoviárias do Estado.

3) Atuação junto às Regionais de Saúde – equipes compostas de profissionais bolsistas para atuar em ações de prevenção, cuidados e combate à pandemia junto às Unidades de Saúde designadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Texto: Vanessa Hrenechen   Fotos: Luciane Navarro /  Giovani Marino Fávero