UEPG elabora Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Na terça feira (24), a Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UEPG se reuniu na sala dos conselhos para uma reunião ordinária sobre o lançamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que permitirá a efetivação de ações específicas e disposição correta dos diferentes materiais.

De acordo com o professor Sandro Xavier de Campos, a partir do PGRS será realizado o diagnóstico dos resíduos gerados na UEPG, a coleta seletiva solidária e o acompanhamento de todo o processo com base nos indicares. “O nosso objetivo é propor um sistema de compostagem para os resíduos orgânicos gerados em parceria com a Fazenda Escola, promover ações de educação ambiental, envolver a comunidade acadêmica, associações de catadores de materiais recicláveis e comunidade externa na implantação do PGRS e garantir a logística adequada e segura no manejo de resíduos biológicos, químicos, provenientes de radiações ionizantes, pneus, lâmpadas pilhas e baterias, entre outros”, explica.
Segundo o professor, “para o ano de 2020  a UEPG deverá complementar seu sistema de separação de resíduos com a colocação de novas lixeiras e assim realizar uma efetiva coleta seletiva solidária, com a entrega dos materiais recicláveis para as associações de catadores gerando renda. Acredita-se que com a implementação do PGRS a UEPG dê mais um passo em busca do conceito de Universidade Sustentável”, finaliza.
Fotos: Maurício Bollete