UEPG distribui equipamentos e pacotes de dados para alunos

Na manhã desta sexta-feira (14), quarenta estudantes estiveram presentes na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) para a retirada de notebooks e celulares que servirão para as aulas remotas. Nesta quarta etapa, a equipe da Prae também distribuiu os pacotes de dados 4G para os alunos que não têm acesso à internet.

A professora Cristiane Gonçalves de Souza, Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade, explica que os acadêmicos foram divididos em dois grupos: aqueles que iriam precisar somente do equipamento (notebook ou celular) e os que iriam necessitar do 4G. “Nessa quarta etapa, é a primeira vez em que estamos entregando o pacote de internet”, conta.

Segundo Cristiane, inicialmente a equipe entrou em contato com a base de dados composta pelos estudantes que já eram atendidos pela assistência estudantil da Prae, para definir quais receberiam os itens. “Aliado a esses dados, incluímos as informações passadas pelas coordenações de cursos, que conhecem a realidade dos estudantes”, conta.

A estudante Tatiany Palácio Hilgemberg afirma que o smartphone vai auxiliar bastante nesse período.  “Como o meu celular é antigo, eu não consigo acompanhar as atividades. Para utilizar as plataformas on-line, é necessário um equipamento que funcione melhor. Eu estava fazendo as coisas com a ajuda dos meus amigos e agora o aparelho vai suprir as minhas necessidades”.

Para a aluna Kelly Cristina Macedo da Silva, o período de isolamento vem deixando os alunos ansiosos e o cuidado da instituição com os seus estudantes faz toda a diferença. “Eu prefiro aula presencial porque no formato remoto é necessário ter mais atenção. No entanto, com o celular e o pacote de dados poderei acompanhar as aulas e realizar os trabalhos das disciplinas”.

A servidora Gilmara Ventura destaca a reação dos acadêmicos ao adquirir os equipamentos. “A entrega de computadores e celulares está proporcionando uma nova motivação para eles. Percebemos que eles estão felizes em retomar as aulas e na expectativa de ligar e configurar os equipamentos em casa”, afirma.

Para a retirada dos equipamentos, cada aluno compareceu no horário marcado, para evitar aglomeração, e assinou o termo de concessão de uso de bem móvel. Todos os acadêmicos estavam devidamente com máscaras, respeitando o distanciamento social. Nas etapas de distribuição previstas pela UEPG, serão entregues cerca de 188 notebooks e 300 aparelhos de celular com pacote de dados móveis 4G. A universidade também dispõe de laboratórios com computadores disponíveis para os alunos no Campus de Uvaranas, Proex, Museu, Núcleo de Prática Jurídica, Teatro Pax, Fazenda Escola, Fundação UEPG, Crutac e Campus Centro.

Texto e fotos: Vanessa Hrenechen