UEPG coordenará 3 polos de ação contra o Coronavírus

Nesta sexta-feira (20), a Fundação Araucária, em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), lançou o “Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus”, pelo edital https://bit.ly/3ddNojz. As cidades atendidas inicialmente serão Curitiba, Paranaguá, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes, Foz do Iguaçu e Paranaguá. As universidades de cada região darão o suporte às ações. A Universidade Estadual de Ponta Grossa coordenará três polos: o local, da capital, e o de Paranaguá.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, explica que em um primeiro momento os cursos enfermagem, medicina e farmácia serão acionados para discussão do edital e, que na sequência será destinado para outros todos os cursos da instituição. Os projetos devem ser encaminhados pelas Pró-Reitorias de Extensão com o objetivo de envolver professores e acadêmicos. As atividades de extensão a serem desenvolvidas terão a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e serão executadas nos locais por esta designados.

Segundo o superintendente Aldo Nelson Bona, o Governo do Estado irá investir R$ 8 milhões no programa que prevê bolsas para profissionais da área de saúde e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, de instituições de ensino superior do Paraná, para atuar no combate ao avanço do Coronavírus e no auxílio aos contaminados.

“Nós precisamos mobilizar todas as forças da nossa sociedade para sairmos vencedores, o quanto antes dessa batalha. Nesse sentido, queremos ampliar a capacidade de trabalho das unidades de saúde nas diversas regiões do Estado, com a colaboração de estudantes e de recém-formados atuando como bolsistas. Além disso, essa é uma oportunidade de trabalho para aqueles que são da área da saúde”, afirma Bona.

A participação nos projetos institucionais de extensão é destinada prioritariamente a egressos e alunos de cursos da área de saúde de instituições públicas e privadas do Estado do Paraná. Profissionais de outras áreas também podem atuar junto a tais projetos de extensão, os quais receberão bolsas para desenvolverem ações preventivas, de esclarecimento público, de levantamento de dados e de combate à pandemia do novo Coronavírus.

Áreas de Atuação

Atendimento em centrais de informações – ação extensionista de atendimento telefônico e por meios digitais à população, voltada ao esclarecimento de dúvidas e à prestação de orientações relacionadas à prevenção, cuidados e combate à Pandemia do novo Coronavírus no Estado do Paraná;

Atenção às divisas rodoviárias do Estado do Paraná – ação extensionista de atenção às divisas rodoviárias no Estado do Paraná, voltada ao monitoramento da entrada e da saída de pessoas, a ser desenvolvida nos postos de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR);

Atuação junto às Regionais de Saúde – ação extensionista de atendimento à população em Unidades de Saúde, Hospitais e outros estabelecimentos de saúde, voltada à prestação de orientações, cuidados e combate à Pandemia do novo Coronavírus no Estado do Paraná.

Atuação junto ao Laboratório Central do Estado (LACEN) e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) – ação extensionista de atuação junto ao Laboratório Central do Estado (LACEN) e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), voltada ao apoio a demandas destas unidades.C

Texto: Vanessa Hrenechen.  Foto:Luciane Navarro