Trófeu do Fenata foi criado por estudante de Artes Visuais da UEPG

Compartilhe

O Troféu da Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) surgiu a partir de uma proposta de atividade na disciplina de Escultura do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrada pelo professor Diego Divardim, que tinha como objetivo incentivar os acadêmicos a criarem projetos e protótipos de troféus comemorando o jubileu do festival.

A obra escolhida foi criada pelo acadêmico Chaquelle Oneal Almeida. Nascido em Castro, criado em Carambeí morando atualmente em Ponta Grossa, Chaquelle é filho de pai artista plástico e foi incentivado desde pequeno a trilhar o caminho das Artes Visuais. O acadêmico, que se dedica à pesquisa sobre Poéticas em sua graduação, conta sobre a proposta:

Professor Diego Divardim e o estudante Chaquelle Almeida

“Aquele característico gesto ao fim de uma peça teatral, aquela reverência que o artista faz perante seu público, respondendo aos aplausos, demonstrando a sua gratidão para com as pessoas que estão a aplaudir. Esse é o gesto que mais representa o ator, além de ser o único momento que em palco retorna a performar a si próprio. Desta forma, ao premiar um artista devemos nos colocar como observadores, como público, homenagear o artista que deixou de existir peça a dentro, para que neste momento receba seu mérito”

O primeiro protótipo foi realizado utilizando bloco de concreto celular, o qual, após ser esculpido, foi revestido com gesso. A partir desta primeira peça, Chaquelle Oneal modelou em argila uma matriz que possibilitou a reprodução de uma série limitada e exclusiva de troféus em gesso para a premiação do 50° Fenata.

Os premiados do 50º Fenata serão conhecidos domingo à noite, logo após o espetáculo de encerramento ‘O Grande Circo Místico’, que começa às 20h, no Cine -Teatro Ópera. Os ingressos para a última apresentação do Festival custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e dão direito a acompanhar a cerimônia de entrega dos prêmios. Garanta seu ingresso no ponto de vendas do Shopping Palladium ou na bilheteria do Ópera.

 

A Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), com patrocínio da GMAD, Deragro – empresa do Grupo Lavoro, Belgotex do Brasil, Tratornew e Shopping Palladium. Conta ainda com o incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O Fenata tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Marista Pio XII, Fecomércio – Sesc Estação Saudade e Museu Campos Gerais; e promoção da RPC.

Texto e foto: divulgação Fenata

Compartilhe

 

Skip to content