“Translúcido” abre a 47ª edição do Festival Nacional de Teatro

Nesta terça-feira, 22 de outubro, o espetáculo ‘Translúcido’ iniciará a 47ª edição Festival Nacional de Teatro (Fenata). A peça, uma montagem da Companhia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), será a primeira do Festival, com abertura às 20h, no Teatro Ópera.

A produção utiliza materiais opacos, transparentes ou translúcidos na composição de Teatro Visual, uma linguagem que mistura teatro e artes visuais, colocando em cena diversos elementos conjugados no mesmo nível de existência poética: marionetes, objetos, cenário e atores. Os atores utilizam esses materiais por sua opacidade, transparência ou translucidez e ao longo do espetáculo abordam de forma alegre a realidade de nosso dia a dia. Para Sandra Borsoi, coordenadora do Festival, Translúcido é “uma provocação dramática visual, que traz de forma lúdica o cotidiano, que se constrói a partir de cada espectador”, conclui.

A escolha do espetáculo de abertura aconteceu durante a curadoria. De acordo com a organização do Festival, a montagem se destacou pela exploração teatral. “A coordenação geral e a curadoria, com olhar crítico e afetuoso, selecionaram uma verdadeira obra de arte viva”, diz Borsoi. “Este espetáculo tem o intuito de ampliar o nosso olhar sobre novas e múltiplas possibilidades de leituras e linguagens diante da vida”, conclui a coordenadora.

O Festival acontece de 22 a 27 de outubro em diversos espaços da cidade. São 99 espetáculos distribuídos em seis mostras. As peças da Mostra Infantil e Mostra Campos Gerais, que acontecem no Cine Teatro Pax e Escola Ceci, e são gratuitas. O FENATA é uma realização da UEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania,com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, FAUEPG, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc.