Seminário de Teses e Dissertações termina nesta quinta-feira

Compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove o IV Seminário de Teses e Dissertações (Setedi). O evento, que começou na segunda-feira (06), encerra nesta quinta (09) e visa criar espaços virtuais de discussão e de encontro de discentes e docentes dos Estudos da Linguagem para trocar experiências de pesquisa em nível de mestrado e doutorado.

Além de promover discussões, o Setedi 2020 também propõe que os(as) participantes da UEPG dialoguem com a comunidade externa, principalmente pessoas ligadas à Educação Básica e ao Ensino Superior, estabelecendo um intercâmbio de informações e experiências entre os diversos sujeitos que constroem o conhecimento científico na comunidade acadêmica, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Em respeito ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a IV edição do Setedi acolhe pesquisadores(as) estrangeiros(as) e trabalhos brasileiros apresentados em língua estrangeira ou indígena. “Acreditamos que a experiência de diálogo entre instituições de ensino superior nacionais e internacionais possa ser muito significativa no processo de formação desses(as) pesquisadores(as), promovendo intercâmbios acadêmicos e culturais”, afirma a diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), professora Sulany Silveira dos Santos.

Com base nisso, em parceria com o Centro de Pesquisas Interdisciplinares sobre os Mundos Ibéricos Contemporâneos da Sorbonne Université (França), o Setedi 2020 também acolherá em sua programação um evento temático em homenagem aos 100 anos de nascimento da escritora Clarice Lispector: “Colóquio Internacional Devires Clariceanos”. “Teremos mesas-redondas com pesquisadores(as) nacionais e internacionais discutindo um pouco sobre a intensa vida e obra da autora tão significativa para a literatura brasileira e mundial. Essa parceria entre o PPGEL e o CRIMIC se estende também aos estudantes de pós-graduação e demais pesquisadores vinculados à Sorbonne Université e outras universidades estrangeiras, que desejam apresentar suas dissertações e teses concluídas ou ainda em andamento”, explica Sulany.

Segundo Sulany, “são muitos motivos para comemorar: 100 anos de Clarice Lispector, 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, o IV Setedi e a primeira edição internacional do seminário – que pretende retomar, estreitar e iniciar novos laços de pesquisa, promover intercâmbios acadêmicos e culturais, além de divulgar, por meio da publicação de resumos expandidos e artigos científicos, as dissertações e teses desenvolvidas na área dos Estudos da Linguagem da UEPG, da Sorbonne e de outras instituições de ensino superior estrangeiras”, informa.

Acompanhe a programação no site do evento.

Texto: Vanessa Hrenechen

Compartilhe

 

Skip to content