Startup do Hub de Inovação da UEPG é selecionada por programa do Sebrae

Compartilhe

O Hub de Inovação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve mais uma de suas startups reconhecidas. A Startup InorfTIVE foi selecionada para participar do Programa Catalisa ICT, promovido pelo promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto foi selecionado dentre 1164 participantes inscritos a nível nacional. O Catalisa busca acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica.

Dentre os inscritos, foram selecionados 270 planos de inovação com potencial de gerar novas soluções de base tecnológica. Os projetos serão apoiados com recursos de fomento de até R$ 150 mil por plano, em período de execução de até 12 meses. “A InorfTIVE iniciou em 2019, mas o fruto desta conquista vem de um trabalho de pesquisa iniciado durante a Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais que cursamos na UEPG”, comemora o sócio da startup, Vinícius Luiz de Carvalho.

A proposta da InorfTIVE é valorizar resíduos plásticos para um ganho de inovação tecnológica, além de melhorar o segmento da reciclagem plástica. O público-alvo da startup é concentrado nas empresas recicladoras que atuam no beneficiamento de materiais pós-consumo. “Como seu principal diferencial, a startup aposta na produção de uma resina polimérica de fonte reciclada que seja mais barata e com propriedades físicas semelhantes às resinas virgens encontradas no mercado”, adiciona Carvalho.

A InorfTIVE proporciona soluções para resíduos poliméricos, o que gera aprimoramento da cadeia da reciclagem plástica, tornando mais competitiva e lucrativa. “Por um avanço tecnológico e inovativo, o modelo de negócio visa estabelecer uma dinâmica sustentável de longo prazo entre a cadeia plástica e a valorização socioambiental da comunidade em que atua”, explica Carvalho.

Vinícius salienta a importância do Hub de Inovação da UEPG para a conquista. “O Hub esteve ao nosso lado para nos tornarmos uma empresa no aspecto legal, o que nos abre espaço para trabalhar, fornecendo a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do nosso produto, fomentando o ambiente de negócios e nos adaptando nesse novo mundo”, relata.

Com a conquista, o grupo espera a continuar a parceria com o Hub de modo mais sólido. Além de Vinícius, coordenador de Tecnologia da InorfTIVE, atuam na equipe o coordenador de projetos, Heitor Villar e Felipe Breda, que entra no time a partir da conquista do edital, para exercer a função de caracterização de protótipos. Também fizeram parte do desenvolvimento da pesquisa e nas etapas iniciais da empresa o professor Luís Antonio Pinheiro, orientador da pós-graduação de Engenharia e Ciência de Materiais, e Jean Carlos Hoepfner, ex-aluno do pós-doutorado.

Catalisa

O Catalisa ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, em parceria com entidades do ecossistema nacional de inovação, e busca acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade. O programa busca conectar players do ecossistema de inovação, como pequenos negócios, grandes empresas, governo e instituições de ciência e tecnologia, startups, entre outros, para solução de problemas e geração de negócios.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content