UEPG promove palestra sobre combate ao nazismo

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), promove na próxima quarta-feira (16) a palestra “Não é Brincadeira: Nazismo”. O evento acontece em parceria com a StandWithUs Brasil, organização educacional e apartidária de Israel, e acontecerá no auditório do Centro Integrar, Campus Uvaranas, às 15h30.

Para falar sobre o tema, o convidado é o professor Daniel Osowicki, graduado em História e Direito pela Universidade Católica de Quito, Equador, e mestre em história da América Latina pela Universidade Bar Ilan, de Israel. Daniel fará um resgate histórico das marcas deixadas pela Shoah (holocausto), para proporcionar uma reflexão a respeito das consequências da apologia ao nazismo, e dos motivos pelos quais a prática não pode ser considerada “liberdade de expressão” ou “brincadeira”.

O encontro é o primeiro de uma série de eventos que serão promovidos pela Prae, com o objetivo de enfrentar formas de preconceito.

Em outubro, a instituição relançou a campanha “UEPG está de olho”. A iniciativa, criada em junho de 2019, atua contra todas as formas de assédio e discriminações na instituição. O combate à incitação da violência; à apologia ao nazismo; ao racismo e à LGBTfobia são os temas desta edição. Até o final do ano, a Prae desenvolverá, em diferentes datas, um trabalho de sensibilização dos públicos da instituição, por meio de panfletagens, palestras e rodas de conversa.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content