Profissionais do Humai-UEPG participam de seminário sobre cuidado materno infantil no Paraná

Compartilhe

Na última semana, profissionais do Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) participaram do Seminário de Atualização da Linha de Cuidado Materno Infantil, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A ação aconteceu nos dias 24 e 25 de março e reuniu profissionais da saúde, gestores e prestadores da saúde de todo o Estado, no Teatro Guaíra, em Curitiba.

O evento abordou boas práticas para cobertura vacinal na gestação e infância; o cenário da mortalidade materna, infantil e fetal no Paraná; boas práticas de atenção ao parto e nascimento; doenças infecto contagiosas na gestação; pré-eclâmpsia e protocolos de manejo; tratamento a hemorragia pós-parto; e as ferramentas de promoção à saúde mental materna. Para a coordenadora do setor da maternidade do Humai, Thalita Fonseca, a presença de profissionais do HU é importante para atualização e adoção de novos protocolos. “No primeiro evento estivemos presentes, pois precisávamos estar bem alinhados com a Rede Mãe Paranaense. Agora, estamos nos atualizando e estudando as mudanças no programa, as quais afetam diretamente nossa vida na atenção terciária”, explica.

No retorno para casa, o objetivo de Thalita, juntamente com toda a equipe, é aplicar os conhecimentos adquiridos. “Iremos adequar protocolos e fluxos, para prestar um atendimento de qualidade, moderno e seguro”. Estar, mais uma vez, no evento leva ao Humai as legislações vigentes e protocolos científicos mais atualizados. “Estamos sempre preocupados com a ciência, com a pesquisa e com qualidade, para ofertarmos sempre o melhor para a população”.

A Residência em Enfermagem Obstétrica também irá se beneficiar com a capacitação, conforme explica a coordenadora Laryssa Dalazoana. “A Residência está na linha de frente da assistência a gestante e puérpera, então é de extrema importância que as atualizações sejam compartilhadas e alinhadas entre a gestão e a assistência”, conta. O objetivo é sempre pensar no melhor atendimento para o paciente. “Os protocolos normativos salvam vidas. As informações recebidas aqui serão repassadas e aplicadas na prática pela equipe de residentes”, adiciona.

Juntamente ao evento, o HU recebeu um computador, que será utilizado para os trabalhos realizados no Núcleo de Epidemiologia, Controle de Infecção Hospitalar e Hotelaria (NUCIH). “A Sesa aproveitou para fazer, junto com o Seminário, a entrega de computadores para unidades que têm vigilância epidemiológica hospitalar”, explica a diretora do NUCIH, Maria Dagmar Rocha. “Esse equipamento irá auxiliar no nosso trabalho, para que possamos atuar cada vez mais no combate de doenças infectocontagiosas na região”.

Comitê 

A UEPG também foi representada no evento. Elaine Cristina Antunes Rinaldi é professora do curso de Enfermagem e membro titular do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, o qual busca apontar medidas de intervenção para redução da mortalidade infantil no Paraná. “Este evento vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobre redução da mortalidade materna e infantil, ao promover atualização de algumas fragilidades dentro do cenário da assistência a mulher e a criança”, destaca.

A Linha de Cuidado Materno Infantil é um trabalho multidisciplinar integrado, que envolve ações de gestão assistenciais, com objetivo de garantir assistência à gestação, ao parto e ao puerpério das mulheres paranaenses e a saúde e desenvolvimento dos bebês até dois anos de idade. “O evento foi relevante para atualização dos envolvidos na assistência a mulher e a criança, além das boas práticas a serem implementadas nos serviços”, completa Elaine.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content