Reitor recebe visita do Secretário de Cultura de Ponta Grossa

Nesta sexta-feira (15), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, recebeu a visita do Secretário Municipal de Cultura do Município, Alberto Schramm Portugal, e do seu assessor, Eduardo Terleski. O objetivo da reunião é estreitar a relação entre as instituições e discutir possíveis parcerias para a promoção da cultura em Ponta Grossa.

Segundo o Secretário, cultura e educação devem andar lado a lado. “Nós estamos começando a gestão à frente da Fundação Municipal de Cultura e sabemos do histórico do professor Miguel e da paixão que ele tem por essa área. Acreditamos que uma parceria será extremamente importante”, afirma Alberto. Para ele, a cultura é o maior instrumento de transformação social. “Queremos estar nos bairros e viemos aqui ouvir as ideias e sugestões do reitor e trazer o nosso pedido de apoio para desenvolver um trabalho que esteja nos quatro cantos de Ponta Grossa”, esclarece.

O reitor da UEPG disse que o encontro foi produtivo e reafirmou a intenção de parcerias para os próximos anos entre a UEPG e a Fundação Cultural. “Nós podemos desenvolver diversos projetos em conjunto, seja no calendário artístico da cidade, seja através de estágios de alunos da UEPG junto à Fundação ou através de ações voltadas à criação do Museu Ferroviário do Operário, na Estação Paraná”, afirma Miguel Sanches.

De acordo com Alberto, a pandemia tornou o cenário totalmente incerto, no entanto é necessário fazer planos considerando o momento atual e também o pós-pandemia. “O nosso principal objetivo é popularizar a cultura, ampliar as ações e descentralizar as atividades culturais para que as pessoas possam ressignificar a cultura dentro de Ponta Grossa”, conta. A curto prazo a equipe pretende reestruturar as unidades culturais e organizar a Semana da Cultura. “Nesse evento, nós iremos resgatar a nossa essência. E em termos de calendário, eu ainda estou em fase de planejamento, conversando com a equipe e com as entidades para apresentarmos em breve um plano de ações mais concreto”, finaliza Alberto.

Texto e fotos: Vanessa Hrenechen