Setor de Engenharias da UEPG organiza trote solidário para arrecadação de alimentos

Compartilhe

A recepção dos calouros dos cursos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Secate-UEPG) será em forma de ajuda à população de Ponta Grossa. De 13 a 17 de março, cerca de 380 alunos irão participar do Trote Solidário, com arrecadação de alimentos, produtos de higiene e materiais de limpeza. Liderada pela Atlética Los Bravos, a ação pretende arrecadar duas toneladas de alimentos, que serão distribuídos para famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

As arrecadações serão feitas de porta em porta, com o intuito de integrar novos acadêmicos à comunidade local. “A participação dos alunos mostra resultados muito positivos no desenvolvimento da vida acadêmica e pessoal, com turmas mais unidas, amizades entre alunos e o aumento do interesse em participar de organizações estudantis e eventos sociais”, destaca a diretora geral da Atlética Los Bravos, Geovanna Stadler. Para que a ação aconteça, a comissão organizadora trabalha no planejamento com meses de antecedência. “Organizamos as atividades sociais e e toda a acolhida aos calouros do Setor com muita informação sobre a nova etapa da vida de cada um. Isso tudo demonstra que o acolhimento correto, além do direcionamento social e acadêmico, é muito importante para o desenvolvimento e permanência na Universidade”, salienta.

O Trote Solidário conta com participação ativa dos veteranos do Secate (Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Software e Zootecnia) e acontece desde 2011. Até o ano passado, foram arrecadadas sete toneladas de alimentos, com participação de mais de mil alunos. Desde então, os alunos são acolhidos e passam a primeira semana de arrecadando alimentos, materiais de limpeza e higiene pela cidade. Para Geovanna, o Trote mostra que a UEPG também pode fazer parte da sociedade de forma ativa e solidária. “O Trote ajuda os novatos a conhecerem a Universidade e a cidade, entendendo que o papel na comunidade é muito importante para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal”, completa.

Após a arrecadação de doações, calouros farão a entrega oficial a um Cras da cidade, em um evento com música e atividades sociais, em data e local a serem definidos. A edição de 2023 conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, com o projeto do Selo Social, que ajudará os estudantes com com a logística.

Organização

O Trote Solidário de 2023 é organizado e liderado pela Atlética Los Bravos; Centros Acadêmicos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Software e Zootecnia, além do Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Alimentos.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Fábio Ansolin


Compartilhe

 

Skip to content