Hospitais da UEPG disponibilizam Serviço de Atendimento ao Cidadão

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Um canal para tirar dúvidas, dar sugestões, obter informações e resolver problemas de forma rápida. É esse o propósito do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) dos Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), atendimento disponível para pacientes, acompanhantes e população em geral, por meio do telefone (42) 3219 8874 e do aplicativo de mensagens WhatsApp, das 8h às 16h.

A demanda para o serviço surgiu a partir da análise de solicitações recebidas pela Ouvidoria do HU, que presta apoio administrativo para a Ouvidoria da UEPG nos hospitais. Nos três meses anteriores à implantação do SAC, foram realizados 2150 atendimentos por meio do telefone do HU e pelos canais da Ouvidoria relacionados a esclarecimentos e orientações sobre questões gerais dos atendimentos do HU e do Humai, acolhimento dos usuários, orientações sobre direitos e deveres e informações sobre como registrar sugestões, reclamações, denúncias, solicitações e elogios.

Como explica a coordenadora do SAC e responsável pela Ouvidoria do HU, professora Lislei Preuss, a proposta do serviço é responder a essas demandas de forma mais ágil, promovendo a humanização, acolhimento e acesso às informações. O canal atende a demandas tanto do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG) quanto do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai)

“A criação de um SAC nasceu da ideia de oferecer mais um canal de comunicação com nossos pacientes, de forma rápida e eficiente, oportunizando que toda comunidade atendida pelos HUs tenha acesso à informação segura”, destaca a professora Fabiana Postiglione Mansani, diretora geral dos HUs. “Para além do aspecto humano, os dados gerados pelo atendimento do SAC darão indicadores para que possamos planejar uma melhor governança em nossos hospitais”.

A professora Lislei reforça a importância dos dados que serão gerados a partir dos atendimentos do SAC. “Entendemos serem importantes indicadores para acompanhamento, monitoramento e avaliação de nossos serviços ofertamos nos hospitais”. Entre março e maio, período de implantação do Serviço, foram registrados 136 atendimentos pelo SAC.

Agendamentos

O acesso às informações deve diminuir as faltas a consultas e procedimentos agendados, a partir da melhoria na comunicação com os pacientes. Nos meses de abril e maio, das mais de 10 mil consultas agendadas nos ambulatórios Adulto e Infantil, compareceram no horário agendado 81,5% dos pacientes. O HU alerta, ainda, que é preciso manter os dados cadastrais atualizados, principalmente os números de contato.

Ouvidoria

Para registrar denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios na Ouvidoria do HU, estão disponíveis o telefone (41) 3330-4414, e-mail hu.ouvidoria@uepg.bratendimento online e urnas no HU e Humai.

Texto e fotos: Aline Jasper

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