Revista Olhar de Professor recebe artigos para edição especial

Diante da realidade e atenta aos sinais da pandemia, a Revista Olhar de Professor abriu uma chamada especial: “Covid-19: Educação em tempo de Pandemia”. Organizado pelas professoras Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Daiana Camargo e Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, o periódico recebe submissões até 15 de junho.

O objetivo é abrir um canal de comunicação e de divulgação de produções que abordem os diferentes aspectos e impactos deste cenário para a educação, bem como de estratégias de superação dos obstáculos nas diferentes etapas do ensino e em diferentes instituições educativas, escolares e não escolares.

Segundo Marilúcia, o ano de 2020 começou com um novo desafio para a humanidade, de modo geral, e para a educação, de modo particular. “A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de consequências para a vida social em suas múltiplas dimensões: o trabalho, a família, o mercado, dentre outras. Enfim, as relações humanas foram modificadas apresentando novos desafios, mas também inúmeras possibilidades de encontros, de superação e de inovações em nossa forma de nos relacionarmos com os outros e com o ambiente”.

De acordo com a docente, a educação enfrenta novas dificuldades frente ao isolamento social, “os obstáculos impostos às relações e aos afetos, muitas vezes cultivados nas interações presenciais, trouxeram uma série de dúvidas sobre como transformar as experiências educativas vivenciadas na escola ou em outras instituições educativas, em experiências que respeitem o distanciamento social, mas mantenha a proximidade das relações”.

A busca por soluções tem impulsionado o uso das tecnologias. No entanto, para a professora, os sujeitos esbarram nas limitações como as ferramentas e o acesso à internet, dentre outras. “Esta nova realidade vem exigindo de professores e redes de ensino novas habilidades e estratégias para manutenção dos vínculos, mas também, de aprendizagens e relações significativas, em todas as etapas da educação”, afirma.

Características do material para submissão

Textos com extensão de 1000 a 2.500 palavras (em torno de 7 páginas) que deverá ser enviado por meio do sistema da Revista.

Prazo: até o dia 15 de junho de 2020.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: olhardeprofessor@uepg.br

Texto: Vanessa Hrenechen