Reunião científica do HU-UEPG discute assédio no ambiente de trabalho

Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (28), o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) realizou a 280ª reunião científica com profissionais da instituição. Sob o tema ‘Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho: aspectos jurídicos e práticos’, servidores se reuniram de forma híbrida, com presença no auditório do HU e transmissão via Google Meet. É o primeiro encontro presencial desde a retomada das reuniões, em setembro deste ano.

A palestra aconteceu com os advogados João Maria Goes e Geovanna Gomes, que abordaram assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, a partir da perspectiva criminal e trabalhista. Guilherme Arcaro, organizador das reuniões científicas, explica que o evento foi organizado com o objetivo de melhorar ainda mais o convívio no ambiente de trabalho. “Era um tema que ainda não havia sido discutido nos nossos encontros. Trabalhar o tema do assédio irá aprimorar as relações interpessoais, para que o ambiente de trabalho seja cada vez mais harmonioso”, destaca. Guilherme adiciona que, como os profissionais trabalham para salvar vidas, buscar prevenção de possíveis violências pode impactar na assistência aos pacientes. “Buscamos fazer com o que o trabalho seja um ambiente prazeroso, agradável e de bom convívio”.

O tema da reunião foi sugerido pela Direção Acadêmica (DAC). A diretora Fabiana Bucholdz Alves ressalta que os temas são  escolhidos para educar, prevenir e orientar profissionais, chefias, discentes, docentes, acadêmicos e residentes sobre condutas, tipificações e a importância das denúncias. Para ela, as reuniões científicas são ferramentas utilizadas para alcançar propósitos de forma ampla e acessível. “A Direção Acadêmica e o Centro de Estudos Pesquisa e Desenvolvimento Humano têm promovido diversas ações para levar cada vez mais conhecimento, capacitações e ensino técnico-científico a todos os nossos colaboradores”.

Campanha

O Hospital iniciou, na última semana, uma ação continuada de prevenção e combate ao assédio dentro do HU e do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai). Coordenadores setoriais receberam, na quinta-feira (21), treinamento sobre os assédios moral e sexual e o papel do líder na prevenção dessas práticas. A instituição também criou um canal de escuta e acolhimento, ações educativas sobre assédio e um setor para lidar com as situações.

Reuniões Científicas 

As reuniões científicas iniciaram em setembro deste ano, de forma remota. Sempre com certificação de participação, os profissionais tiveram reuniões divididas por temas específicos, como saúde mental, segurança do paciente, doação de órgãos, saúde da mulher e saúde da criança. “Buscamos temas que consigam ofertar para servidores do Hospital um acesso fácil a informações, de forma didática, que oportunize um conhecimento adicional”, completa Guilherme.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content