HU-UEPG divulga resultados de edital de residências

O Hospital Universitário da UEPG divulgou nesta terça (05) os resultados dos editais de seleção de residentes multiprofissionais e uniprofissionais em saúde. São 73 vagas, em nove programas de residência, com direito a bolsa no valor de R$3300.

Como conta o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG, as residências são a vanguarda do ensino de pós-graduação, por associar instruções teóricas com atividades práticas em serviço. “O HU da UEPG foi precursor nos Campos Gerais, ofertando programas em diversas áreas, onde os residentes podem compartilhar os conhecimentos dos profissionais que constituem o corpo clínico assistencial e praticam em um local com equipamentos e materiais de última geração”, aponta.

A novidade para este ano são os programas de ‘Saúde Mental’ e ‘Epidemiologia e Controle de Infecções’. Os residentes de saúde mental poderão atuar em conjunto com o programa UEPG Abraça, com vagas para profissionais de enfermagem, psicologia e serviço social. Já o programa de Epidemiologia é voltado apenas para profissionais de enfermagem. “Os dois novos programas estão em sintonia com a realidade da sociedade, voltados para temas de grande interesse para a comunidade brasileira e internacional”, destaca o professor Everson.

A diretora do HU-UEPG, Luciane Cabral, complementa que os novos programas contemplam a diversidade de áreas de atuação na saúde e se somam às residências de sucesso já ofertadas pelo hospital. “As áreas de Epidemiologia e Controle de Infecções são fundamentais para segurança do paciente e dos profissionais que atuam na área da saúde, e a residência em Saúde Mental é mais uma proposta inovadora de aprendizado para atuação, em área tão sensível e atual no mundo moderno, em que convivemos com tantas dificuldades psicossociais”, pontua a diretora.

Nestes e nos demais programas (Urgência e Emergência, Reabilitação, Obstetrícia, Neonatologia, Saúde do Idoso, Intensivismo e Bucomaxilofacial), foram selecionados profissionais de fisioterapia, serviço social, enfermagem, farmácia, análises clínicas, fonoaudiologia, odontologia e psicologia. O resultado e outras informações sobre o edital estão disponíveis na página da CPS.

Texto: Aline Jasper | Foto: Maurício Bollete