Restaurante Universitário da UEPG adota medidas de biossegurança para refeições seguras

Compartilhe

O Restaurante da Universidade Estadual de Ponta Grossa (RU-UEPG) adotou o Protocolo de Biossegurança para o retorno seguro dos atendimentos presenciais de alunos, professores e agentes universitários. O documento foi elaborado pela Comissão de Biossegurança Institucional, que estabeleceu regras de convivência e uso dos espaços dos Campi da UEPG. O atendimento presencial nos dois restaurantes (Campus Centro e Uvaranas) começa nesta segunda-feira (07).

O Protocolo estabelece regras para estudantes, agentes universitários, professores e servidores que trabalham no RU. Por conta da pandemia, o atendimento é exclusivo aos membros da comunidade universitária, com horário para almoço das 11h às 13h. Para o Campus Uvaranas, o atendimento será feito de maneira escalonada:

  • Das 11h às 11h30 – o atendimento é preferencial a agentes universitários, profissionais da área administrativa e docentes;
  • Das 11h30 às 12h – atendimento preferencial aos alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR);
  • A partir das 12h – alunos, professores e agentes universitários da área de ensino (que acompanham as aulas nos laboratórios) terão atendimento preferencial. 

De acordo com Marcelo Hartmann, Chefe da Divisão RU/CAAR, a equipe de cozinheiras está preparada para o retorno presencial. “Nós trabalhamos durante a pandemia, na modalidade de preparação de refeições em marmitas, então já estamos habituados a seguir  um protocolo de manipulação de alimentos e de contato com colegas para prevenir a contaminação por Covid-19”, relata.

A equipe dos Restaurantes seguirá com cuidados desde a entrada na cozinha, no preparo dos alimentos e limpeza, além de adotar as diretrizes para o contato com a comunidade universitária durante as refeições. “Como o RU tem no seu objetivo o processo de produção de pratos, a rotina é dividida de acordo com a função de cada servidor, seguindo um manual de boas práticas que está de acordo com o Protocolo”. Apesar de o Restaurante não ter parado durante a pandemia, Marcelo não esconde a ansiedade de ver os alunos de volta ao RU. “Estamos animados, seguiremos os critérios de cuidados para evitar o contágio, mas a ansiedade permanece. Que venha dia 07, pois nossa finalidade é servir a todos”, completa.

Os professores, estudantes e servidores que optarem por fazer as refeições no RU poderão permanecer no refeitório somente durante o tempo da alimentação. É proibida a permanência de pessoas conversando após o término das suas refeições, de modo a permitir o atendimento de todos os usuários.

Para o almoço, é necessário que cada um leve o seu próprio talher, para evitar possíveis compartilhamentos e focos de contaminação. O Protocolo ainda recomenda que os usuários tragam faca de ponta arredondada. Não serão fornecidos copos. Para fazer uso da suqueira, é necessário trazer seu próprio copo ou caneca, sendo proibido o uso de garrafas.

Reunião com equipe sobre os protocolos de biossegurança

Ao entrar no refeitório, após entregar o ticket refeição, a pessoa deve higienizar as mãos com álcool 70%. Ao se dirigir ao buffet, estarão disponíveis luvas descartáveis, onde cada um poderá usar apenas uma luva para se servir. Durante todo o tempo de permanência no RU, é obrigatório respeitar a distância de  metro entre as pessoas.

A retirada da máscara é permitida somente no momento de se sentar à mesa para realizar a refeição. As máscaras devem ser guardadas de maneira adequada e não podem ser colocadas sobre a mesa. Durante a alimentação, recomenda-se evitar conversar, manipular o celular, compartilhar utensílios ou temperos.

O Protocolo de Biossegurança completo pode ser consultado no link.

Texto: Jéssica Natal | Foto de capa: Aline Jasper | Fotos internas: Jéssica Natal

Confira o áudio de instrução sobre o uso do RU:


Compartilhe

 

Skip to content