Residência Técnica em Economia Rural recebe inscrições

Compartilhe

O Programa de Residência Técnica em Economia Rural, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está com inscrições abertas até 12 de julho. São 70 vagas para residentes técnicos, que irão atuar no Departamento de Economia Rural (Deral – Seab), na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná).

Além de cursar a especialização lato sensu na modalidade a distância, cada residente selecionado vai receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.900,00 por mês. O curso acontece de agosto de 2021 a julho de 2023, com carga horária total de 835 horas. A
carga horária a ser desenvolvida pelos bolsistas-residentes junto aos órgãos será de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

O superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca a relevância do programa, que proporciona o intercâmbio de aprendizados e experiências para profissionais recém-graduados. “Os programas de Residência Técnica cumprem um importante papel de formar pessoas para a atuação na gestão pública. Os residentes realizam suas atividades no setor público, aprendem e contribuem para o desenvolvimento de inovações no âmbito da prestação de serviços para toda a sociedade”.

“Para a agropecuária paranaense, é importante que pessoas mais jovens, recém-formadas e com ideias inovadoras se somem àquelas com mais experiência”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Os residentes vão atuar no Deral, Adapar e IDR-Paraná, vinculados ao programa de pós-graduação da Unioeste, o que engrandece a todos”.

Podem se inscrever graduados em Agronomia, Zootecnia, Economia, Geografia, Estatística, Sistema de Informação, Direito, Administração, Nutrição, Veterinária, Informática, Engenharia de Computação, Comunicação Social, Biologia, Turismo Rural, Psicologia e Biblioteconomia. Os requisitos são ter concluído o curso em período inferior a 36 meses antes da data da publicação do edital e não receber bolsa de agências de fomento do Estado ou de programas financiados com recursos do tesouro estadual.

São duas etapas para a seleção. A primeira é a prova, com peso 90, que acontece online em 21 de julho, das 10h às 12h. A segunda etapa é a análise de currículo, com peso 10. O valor da inscrição é de R$ 150,00 e deverá ser feita unicamente por meio digital, neste link.

Texto: adaptado por Aline Jasper | Foto: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content