Proex divulga ações extensionistas realizadas em 2020

Compartilhe

Na ultima semana, a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG) divulgou um relatório com os principais indicadores das ações realizadas pela instituição durante o ano de 2020. O documento reúne informações sobre programas e projetos por setor de conhecimento e aponta para as adaptações que foram realizadas devido à Covid-19.

Diante das mudanças causadas pela pandemia, as áreas de ensino e pesquisa da UEPG precisaram passar por adaptações e para a extensão universitária, um dos tripés da instituição, não tem sido diferente. “Docentes e acadêmicos procuraram ao longo do ano passado responder a seguinte pergunta: como atender às demandas da comunidade neste momento tão delicado em que é necessário adotar as recomendações de distanciamento social?”, conta a Diretora de Extensão da UEPG, Sandra Maria Scheffer.

Segundo Sandra, os coordenadores dos programas e projetos precisaram se reinventar durante esse período. “Mesmo diante dos desafios, a UEPG, por meio da Diretoria de Extensão Universitária da Proex, tem dado continuidade e até mesmo intensificado as ações de extensão da instituição”, afirma. “A Extensão universitária no ano de 2020, por meio dos seus programas, projetos, cursos e eventos, passou por um momento de reorganização na sua forma de trabalhar. Diante do desafio de atender as demandas da sociedade e auxiliar as pessoas envolvidas, ocorreram readequações necessárias”.

Para materializar o esforço dessas equipes, a Diretoria de Extensão encaminhou um questionário no mês de novembro para os Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão. Ao todo, 142 pessoas participaram da pesquisa que gerou um relatório das ações realizadas em 2020. “A Diretoria de Extensão Universitária também buscou com a coleta destes dados, planejar estrategicamente novas ações para o ano de 2021 com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades sociais e econômicas e das demandas oriundas desta conjuntura pandêmica”, explica Sandra.

Com o trabalho de colaboradores, professores e acadêmicos para efetivar as atividades de extensão, 144.231 pessoas foram alcançadas pelos projetos e programas realizados em 173 municípios no ano passado. Conforme o documento, foram desenvolvidos 298 cursos e eventos de extensão, sendo que somente o “Encontro Conversando sobre Extensão” (Conex) e o “Encontro Anual de Extensão Universitária” (Eaex) reuniram 769 participantes e 308 trabalhos em diferentes eixos temáticos que discutiram questões relevantes sobre a comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho, tecnologia e produção.

De acordo com os participantes da pesquisa, 59,2% das atividades foram desenvolvidas remotamente e 23,9% de maneira híbrida, com programas planejados de forma presencial e remota. Nesse contexto, as principais ações desenvolvidas no atendimento à comunidade foram: cursos e eventos de extensão on-line; encontros remotos entre as equipes; informação para a população via mídias sociais; produção de vídeos; drive thru; rodas de conversas; encontros presenciais previamente agendados com a comunidade; e aulas referente às temáticas dos projetos.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Edina Schimanski, destaca o papel da UEPG junto ao público interno e externo. “Como ressaltei na reunião do Conselho Universitário, realizada nesta segunda-feira, os dados mostram e valorizam as ações extensionistas no ano de 2020, um ano difícil para toda a comunidade. A UEPG, através dos programas, projetos, cursos, eventos e atividades de extensão em geral, tem dado respostas concretas e necessárias”, destaca. Para ela, as diversas frentes de ação em diferentes campos de atuação são reveladas pelos dados divulgados pela Proex. “Fico feliz em ver o resultado do trabalho em conjunto e agradeço à equipe da Proex, agentes universitários, docentes, discentes e comunidade em geral”.

Veja  na integra os dados sistematizados: Indicadores da PROEX-DEU.

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: Aline Jasper

Compartilhe

 

Skip to content