Reitor da UEPG recebe representante do SINDUEPG

Nesta quarta-feira (10), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professor Miguel Sanches Neto, recebeu o representante do Sindicato dos Docentes da instituição (SINDUEPG), professor Arcelio Benetoli, para dialogar sobre as proposições da categoria.

“A diretoria do Sinduepg solicitou a reunião com o reitor para discutir questões importantes, como a renovação do contrato dos professores temporários; a determinação do Governo do Estado para que os funcionários tirem a licença-prêmio durante a pandemia; e as condições de trabalho, qualidade de vida e encontros virtuais durante a quarentena”, explica Benetoli.

Durante a reunião, o reitor da universidade afirmou que será solicitada a renovação de todos os contratos permitidos legalmente para que os docentes colaboradores permaneçam na instituição. “A universidade está com o calendário oficial curricular fechado, mas há a possibilidade de retornar brevemente. No entanto, as atividades não obrigatórias estão sendo realizadas de forma constante. Para dar continuidade a esses trabalhos e a tantos outros de caráter administrativo e voluntário, vamos encaminhar o pedido de renovação dos contratos que estão dentro do prazo legal”.

Benetoli apresentou também a preocupação do Sindicato referente às orientações do Governo do Estado sobre a licença-prêmio. Segundo o reitor da UEPG, as universidades do Paraná entendem que as atividades continuam sendo realizadas na pandemia, o que não justificaria o cumprimento da licença de forma impositiva sem prejuízo institucional. “Muitas instituições já retomaram o calendário acadêmico. A UEPG vem realizando as atividades não obrigatórias, com previsão de abertura das curriculares. Além disso, as áreas de pesquisa e pós-graduação voltaram de forma virtual. É importante lembrar também que temos muitos profissionais da universidade atuando no combate à pandemia”, afirma o professor Miguel.

No que se refere às condições de trabalho e início dos encontros virtuais, a gestão da Universidade informa que adotou medidas específicas para atender aos docentes. Em relação às aulas remotas, a instituição abriu um curso de formação, junto ao Nutead, com a adesão de quase um terço dos docentes, curso que aborda as principais plataformas, ferramentas virtuais e características do ambiente on-line. “A Prograd também está cuidando da normatização das atividades remotas, com a participação dos colegiados de curso e das Pró-reitorias. O documento irá delimitar questões importantes para que os professores sintam segurança ao realizarem transmissões virtuais. Além disso, colocamos à disposição dos docentes a equipe de psicólogos do Programa UEPG Abraça, para que eles tenham um acompanhamento psicológico durante esse período de pandemia e isolamento social”, esclarece o professor Miguel.

Ao final da reunião, o reitor agradeceu a visita do professor Arcelio Benetoli e reforçou o papel do sindicato nesse momento. “Contamos com o SINDUEPG na luta em prol do ensino, com o principal objetivo de formar bem os alunos para que eles transformem a sociedade. Contamos também com o sindicato para evitar a disseminação das fake news que causam tantos impactos negativos. A gestão assegura que está aberta ao diálogo e disponível para esclarecer qualquer dúvida”, finaliza Miguel Sanches Neto.

Texto e fotos: Vanessa Hrenechen