Encontro on-line da Rede Colaborativa reúne auxiliares e técnicos em saúde bucal

Na última quarta-feira (02), aconteceu mais um encontro on-line organizado pelo grupo de Pesquisa Multicêntrica “Biossegurança em Odontologia em tempos de pandemia da COVID-19”, rede colaborativa coordenada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. O tema central “O papel dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal Durante a Pandemia” contou com a participação de profissionais de mais de dez estados brasileiros.

O evento reuniu as palestras da Cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonta-MG, Eliana Maria Sá, e da Vice-coordenadora do Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi. Na sequência, as Técnicas em Saúde Bucal Marli Borela e Silvia Regina Araújo contaram um pouco sobre as mudanças e as suas experiências no processo de trabalho durante a pandemia, em seus respectivos municípios, Florianópolis (SC) e São Mateus do Sul (PR).

Segundo Silvia Regina Araújo, a live foi importante por relatar a realidade dos profissionais da área em vários estados, especialmente no que diz respeito à pandemia. “As informações relatadas demonstram a importância do uso correto dos EPIs pelos profissionais em saúde bucal. O trabalho de quatro e seis mãos é fundamental e relevante na rotina odontológica, pois o acolhimento realizado por essa categoria é o ato principal, tanto no sistema público, como no privado. Além das atividades coletivas e promoção da saúde bucal em todas as faixas etárias que os técnicos e auxiliares em saúde bucal promovem”, afirma.

De acordo com Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi, “a live reforçou a importância destas categorias auxiliares no controle da biossegurança nos consultórios e enfatizou a relevância desses profissionais nas ações de educação em saúde promovidas pelas equipes odontológicas”, diz. Para a palestrante Eliana Maria Sá “foi um momento singular de encontro, educação permanente e articulação política junto às categorias de técnicos e auxiliares em saúde bucal. Havia pessoas de várias partes do país e pelo chat foi possível dar voz a estes profissionais, tantas vezes silenciados. Também foi oportuno dar visibilidade ao trabalho que fazem em equipe na promoção, vigilância e assistência em saúde bucal”, informa.

O evento contou com aproximadamente 900 inscritos e mais de 700 acessos ao longo das duas horas de duração. Após a apresentação de todos os ministrantes convidados, houve a abertura às perguntas e um momento para o debate, com a participação de profissionais de mais de 10 estados brasileiros. Com o objetivo de ampliar o acesso ao conteúdo para o público-alvo, o encontro ficará disponível no canal do Youtube e pode ser acessado através do link.

Além da discussão sobre o papel da equipe técnica em saúde bucal durante a pandemia, o encontro serviu para divulgar os resultados iniciais e coletar dados sobre a pesquisa coordenada por professores do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede Colaborativa formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisa tem por objetivo analisar as medidas adotadas por profissionais em saúde bucal dos estados da região sul do Brasil para prevenir a disseminação da Covid-19, tanto nos setores público, como privado. O levantamento também procura definir quais são os recursos e estratégias que estão sendo pensadas por coordenações de cursos de Odontologia. “Convidamos todos os Cirurgiões-Dentistas, Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal atuantes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a participarem e compartilharem a pesquisa”, solicita a professora da UEPG e pesquisadora, Márcia Helena Baldani. Para responder ao questionário, basta clicar no link.

Para mais informações, acesse o site e mídias sociais do projeto, através do Facebook ou Instragram (@covid.odontosul).

Texto: (divulgação)     Adaptado por: Vanessa Hrenechen     Foto: Luciane Navarro