Hospital Universitário da UEPG recebe novos residentes médicos, uni e multiprofissionais

Compartilhe

Nesta quinta-feira (03), o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebeu 90 novos residentes dos Programas de Residência Médica, Uni e Multiprofissional. A recepção aconteceu no Centro de Integração da UEPG e reuniu residentes, professores, preceptores e profissionais do HU e Hospital Materno-Infantil (Humai). As atividades acontecem durante todo o dia, com orientações para residentes sobre o funcionamento dos setores do Hospital.

O HU foi a primeira escolha de Gabriel Santiago da Hora. Por saber que o Hospital é referência no atendimento de traumatologia, o enfermeiro não teve dúvidas de que o HU-UEPG seria a sua casa para a pós-graduação. “Vi pela internet que a Universidade é muito boa e é referência para a região e isso me chamou atenção”. Vindo diretamente de Sergipe, Gabriel é um dos 52 residentes multiprofissionais que vieram de outras cidades para se qualificar em Ponta Grossa. “Espero adquirir uma grande experiência aqui, só estou passando um pouco de frio, mas gostei muito da cidade e espero me adaptar logo”, completa.

Dos 90 residentes (65 multiprofissionais de 25 médicos), 55 são de outros estados – Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraíba, Goiás e Maranhão. O nordeste também estava representado por Greice Miranda Duarte, residente do Piauí. “Cheguei aqui dia 22 e já estou dividindo apartamento com colegas, com muita ansiedade com o que está por vir”. A expectativa de começar uma nova jornada profissional longe de casa é grande, segundo ela. “Conheci alguns colegas e tenho muitos planos de fazer pesquisa aqui, além de poder atuar em estágios em unidades de saúde da região”.

Iniciar a residência não é uma experiência nova para João Henrique Santos Souza. Recém-formado na Residência em Saúde da Família em São José dos Pinhais, os psicólogo retorna à sua cidade natal para a Residência em Saúde Mental. O profissional adiciona que pretende aprender sobre a rede da atendimento psicossocial do município.  “Meu desejo sempre foi ser um profissional do Sistema Único de Saúde e, quando concluí a minha residência, quis voltar para a minha cidade e foi muito bom eu ter conseguido passar aqui”, comemora.

Heloize Lopes está no segundo ano da residência e conta a expectativa para a continuidade nos estudos após um período crítico de pandemia. “Acho que agora teremos uma melhora na própria assistência, acredito que seja também um recomeço pra colocarmos em prática atividades que ficaram pendentes no último ano”. Heloize conta que a UEPG, instituição que se formou e agora atua como residente, sempre foi sua primeira e única opção para estudo. “Meu desejo é continuar onde sempre estive, aqui na UEPG”.

Boas-vindas

“Para a UEPG e HU é uma grande honra poder contar com uma equipe entusiasmada em contribuir com as nossas instituições”, declara o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG. O reitor explica que a residência é a formação em serviço, com um caráter formativo e assistencial. “Os residentes terão professores extremamente preparados e profissionais com uma experiência fantástica dentro da assistência”, ressalta. Sanches Neto salienta que muitos profissionais, mesmo sendo de outras regiões, acabam ficando em Ponta Grossa para atuação no HU. “Alguns atuam na assistência e lecionam na nossa instituição, porque aqui torna-se um lar. Por isso, aproveitem essa experiência, nós queremos e vamos crescer muito nos próximos anos”.

A Diretoria Acadêmica, responsável pela gestão de todas as residências, foi representada pela diretora Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, na fala de abertura. “Queremos que vocês realmente se sintam em casa, vamos nos unir e seremos mais fortes”. Fabiana salienta que a instituição dará todo o suporte necessário para oferecer a melhor formação possível dos profissionais. “Nós estamos aqui para dar todo o apoio, porque vários desafios virão, são 60h de dedicação longe de casa. Mas faremos de tudo para que vocês se sintam acolhidos”.

O diretor geral do HU-UEPG, Sinvaldo Baglie, agradeceu pela confiança dos residentes em escolherem a UEPG como casa pelos próximos dois ou três anos. “Temos uma expectativa de cada lado. Vocês chegam com uma expectativa pela área que escolheram e com a necessidade da excelência na formação. Do nosso lado também existe a expectativa que os jovens tragam essa força fundamental para dentro do funcionamento do hospital”, conta. Sinvaldo adiciona que o Hospital Universitário da UEPG atendente exclusivamente pelo SUS, sendo referência para a região. “Somos uma instituição extremamente forte, que cumpre aquilo que promete e pactua e não vai ser diferente nas residências” O melhor atendimento passará, também, a ser uma das funções na residência, conforme destaca o diretor. “Nós damos prioridade para a população mais necessitada e precisamos fazer isso da melhor maneira possível, pois nosso atendimento SUS é de qualidade. Por isso, aqui vocês têm a oportunidade de crescer”, completa.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content