Química e matemática (Ead) se destacam no Guia do Estadão

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Os cursos de Química e Matemática (Ead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram avaliados com nota máxima (cinco estrelas) pelo Guia da Faculdade do jornal Estado de São Paulo. A instituição também se destacou com os cursos que foram classificados como “muito bons”, com quatro estrelas, tais como: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Serviço Social, Agronomia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Farmácia, Física, Geografia, História, Matemática, Música (Educação Musical), Química, Zootecnia, Letras (Espanhol) e Pedagogia.

Segundo a Diretora de Avaliação Institucional da UEPG, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, as informações usadas para esta análise são extraídas de um questionário preenchido pelo coordenador de cada curso. “Neste questionário, o foco está em três pontos: corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura”, conta.  

A Pesquisadora Institucional, Josecler Lepinski, explica que o processo de preenchimento do questionário ocorre todos os anos. “Por isso, é muito importante que os coordenadores de curso estejam empenhados no preenchimento das informações para que a avaliação possa ser realizada de forma condizente com o curso”, diz.  

Avaliadores e Notas 

O Guia do Estadão analisou cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Para chegar ao resultado, foi utilizada a metodologia conhecida como “avaliação por pares”, a partir da participação de milhares de professores que atuam no ensino superior. A partir de 2020, tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância foram avaliados. 

Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. O trabalho é realizado de forma voluntária, sem remuneração. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Eles precisam atribuir pontuações de 1 a 5 referentes à qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura do curso.  

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: William Clarindo

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