Questionário avalia acesso dos estudantes à internet

A representação estudantil no Conselho Universitário (CoU), a Associação dos Pós-graduandos da UEPG e a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) lançam questionário sobre o perfil das/os estudantes da UEPG a respeito do acesso, uso da internet, bem como, da estrutura para a realização de atividades na modalidade de Educação a Distância.

O presente questionário parte, inicialmente, do estudo elaborado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), organizado para a última reunião do CoU. O documento serviu de referência para a elaboração das questões deste novo questionário que atende a uma demanda do próprio CoU sobre o levantamento de dados da realidade dos estudantes da UEPG acerca da EaD.

A PRAE, responsável pela política de assistência estudantil na UEPG, entende que a iniciativa é necessária. “A pesquisa é importante não só para o contexto atual, no qual vivemos uma situação atípica em virtude da pandemia da Covid-19, mas também porque muitos cursos presenciais já possuem disciplinas em EAD. Sendo assim, é necessário saber sobre o acesso, para poder intervir nos casos em que os estudantes não tenham condições plenas para a realização das atividades”, afirma a Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione da Silva Jovino.

Segundo o Representante Discente Guilherme Portela as discussões sobre a continuação do calendário universitário na condição da modalidade EaD precisam levar em consideração as condições estruturais, sociais e psicológicas que os estudantes possuem. “Esse posicionamento é defendido pela representação estudantil no CoU, junto da Associação dos Pós-graduandos da UEPG. Nesse sentido, estas instâncias se debruçaram junto à PRAE para fazer esse levantamento e a partir dos dados defender as suas posturas e proposições nas reuniões do CoU”.

A análise do questionário pretende subsidiar possíveis discussões sobre EaD na próxima reunião do CoU e também futuras ações que já vêm sendo elaboradas, como por exemplo, um projeto que é construído pela Biblioteca da UEPG em parceria com a PRAE sobre acessibilidade digital.

A pesquisa busca atingir o maior número de alunas e alunos. O prazo para responder ao questionário vai até 24 de abril. Para participar, acesse o site.

Texto: Adaptado (divulgação)    Foto: Luciane Navarro