Projeto de Medicina da UEPG leva atendimentos de saúde para população no Dia do Trabalhador

Compartilhe

O Dia do Trabalhador, comemorado na última quarta-feira (1º), foi de folga para muitos profissionais. Aqueles que aproveitaram esse dia de descanso para realizar atividades físicas e de lazer no Lago de Olarias tiveram a oportunidade de conferir o Projeto “Dia do Trabalhador Saudável”, idealizado pela professora Elise Souza dos Santos Reis, do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, foi conferir de perto essa ação. Segundo ele, todas as iniciativas que aproximam a Universidade e os alunos da comunidade são válidas e importantes. O reitor destacou que estas ações levam o conhecimento acadêmico para além da instituição, com objetivo de auxiliar na solução de problemas da população.

Essa ação extensionista do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) foi aprovada pela Prefeitura de Ponta Grossa, que também disponibilizou o Ônibus da Vacina para atendimento, e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da universidade. Participaram da ação diversos cursos da UEPG como, por exemplo, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biologia, Economia e Ciências Contábeis. Além disso, envolveu outras universidades da cidade, com os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Estética, Cosmética, Direito, entre outros. Por fim, contou com a parceria do Exército Brasileiro, que forneceu as barracas para os alunos realizarem os atendimentos.

Entre as atividades realizadas durante o evento, estavam orientações sobre escovação dos dentes e saúde bucal, higienização de mãos, triagem para atendimento odontológico da UEPG, aferição de pressão arterial, medição do índice de massa corporal (IMC). Havia também tendas informativas sobre doenças cardiovasculares, infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, animais peçonhentos e queimaduras.

De acordo com a professora Elise, esse evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, é uma proposta que leva em consideração não só à saúde física do trabalhador, mas também a mental, a financeira, a cultural, a biológica, bucal e o lazer. “O objetivo é conferir essa visão ampla da saúde do trabalhador. No projeto, estão envolvidos mais de 100 alunos. A ideia é levar o conhecimento da saúde em um conceito global”, complementa a professora. “É um projeto piloto. Temos um planejamento para ampliar essas ações. Hoje está com o título Dia do Trabalhador Saudável, mas na verdade a ideia é levar esse projeto para os bairros, para que a população tenha uma visão mais ampla do que é a saúde”, finaliza.

Texto e fotos: Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content