Programa estadual apoia pesquisadores regionais com patentes e desenvolvimento de mercado

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma das instituições contempladas no Programa da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Paraná, o Prime. A iniciativa é voltada à produção do resultado de pesquisas acadêmicas com potencial de mercado, gerando riquezas, desenvolvimento econômico e social para o Paraná. O programa apoia os titulares de patentes na transformação da sua invenção em um produto de mercado, seja com a abertura de empresa, do licenciamento ou da transferência tecnológica. O Prime visa apoiar o desenvolvimento de instituições de ensino superior do Estado, capacitando seus Núcleos de Inovação e Tecnologia.

A primeira edição do programa foi elaborada exclusivamente para selecionar pesquisadores, estudantes, professores e/ou servidores que tenham depósito de patente ou patente concedida, com vínculo certificado com uma das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, Unespar, Unicentro e Unioeste). Serão acrescentadas oportunidades de mentoria coletiva com profissionais de mercado de áreas relevantes à inovação, mercado, pesquisa e propriedade intelectual.

O Prime será realizado na lógica de funil: em cada fase do programa haverá a oportunidade de pitch para a banca especializada, que selecionará os melhores projetos para seguir para a próxima fase. Esta proposta contempla 40 projetos selecionados para a primeira fase, 20 para a segunda fase, 10 para a terceira fase, e 5 projetos para fazerem um pitch no evento de encerramento do programa. A abordagem metodológica utilizada para o programa é própria do Sebrae/PR, dos programas Startup Level One, Startup Level Two e Demo Day. 

Para realizar a inscrição no programa PRIME e saber mais sobre o projeto, clique aqui.

 

Adaptado por: Julio César Prado        Foto: William Clarindo

Compartilhe

 

Skip to content