Programa de Pós em Educação Inclusiva divulga processo seletivo para Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Profei-UEPG) está com as inscrições abertas para o curso de mestrado. Para participar o processo de seleção é necessário preencher todas informações solicitadas no site, até o dia 4 de setembro. Estão aptos para se inscrever os portadores de títulos de graduação em licenciaturas e professores em efetivo exercício na rede pública de ensino da educação básica.

Serão ofertadas 150 vagas para todo o país distribuídas entre as instituições associadas, conforme o número de professores orientadores, com admissão por meio de exame nacional. Para a UEPG serão disponibilizadas 24 vagas na modalidade semipresencial, com início das atividades em outubro.

O processo será composto por três etapas, a primeira de caráter eliminatório será destinada à análise da carta de intenções, do projeto de pesquisa e do currículo. O resultado desta fase será divulgado até o dia 28 de setembro na página do Profei.

A segunda etapa compreende a arguição virtual da carta de intenções e do projeto de pesquisa e será realizada de forma individual com os candidatos aprovados nas etapas anteriores, no período de 02 a 13 de outubro. A divulgação do resultado final estará disponível na página do Profei até o dia 17 de outubro e o período de matrículas será de 19 a 22 de outubro.

Sobre a Pós-graduação

O Programa oferece três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; e Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. O curso será realizado por meio de uma rede de instituições públicas das cinco regiões do país e com a participação da Universidade Aberta de Portugal.

No Brasil, além da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), outras sete instituições integram a rede nacional do Profei: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Texto: divulgação (adaptado por Vanessa Hrenechen)