Professor da UEPG palestra na 1º Reunião Brasileira de Micromorfologia de Solos

Entre grandes nomes da pesquisa no Brasil e no mundo, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi muito bem representada na 1º Reunião Brasileira de Micromorfologia de Solos (RBMS), que ocorreu entre 11 e 15 de novembro na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), em Piracicaba. O professor doutor Luiz Fernando Pires, do Departamento de Física da UEPG, apresentou a palestra intitulada ‘Tomografia computadorizada de alta resolução: desafios e oportunidades em física do solo’.

A Micromorfologia de Solos é uma área da ciência que visa a análise microscópica de amostras de solos, tendo início nos anos 30 do século passado. A análise micromorfológica tem sido aplicada em diferentes áreas, como estudo de origem, morfologia e conservação do solo. O uso de técnicas de análise de imagens como a microscopia óptica e, mais recentemente, a microtomografia de Raios X, tem permitido grandes avanços no estudo dos solos nas últimas décadas.

A 1º RBMS trouxe também minicursos, conferências, mesas-redondas, apresentações orais, posters de trabalhos e excursão pós-evento. Esta primeira edição contou com a participação dos principais pesquisadores na área no Brasil e de pesquisadores de países como Espanha, México, Argentina, Canadá e Estados Unidos.

A palestra do professor Luiz Fernando Pires fez parte da Conferência 4, que teve ainda a participação dos professores e pesquisadores Richard Heck da School of Environmental Sciences – University of Guelph (Canadá), Daniel Giménez da School of Environmental and Biological Sciences – Rutgers (Estados Unidos) e Miguel Copper do Departamento de Ciência do Solo da USP.

Após a apresentação da palestra, Luiz Pires participou da mesa redonda intitulada ‘Micromorfologia de Solos aplicada ao Comportamento dos Solos’, colocando em discussão principalmente aspectos técnicos relacionados com o procedimento de aquisição de imagens (instrumentação), processamento de imagens (técnicas de segmentação) e potenciais aplicações da técnica de microtomografia de raios X na física do solo (análises 3D e 4D).

“Como a UEPG possui atualmente um microtomógrafo de Raios X, a participação no evento foi uma boa oportunidade para a discussão de possíveis cooperações nacionais e internacionais, tendo em vista o fortalecimento das pesquisas na UEPG na área e também dos programas de pós-graduação”, conclui o professor e palestrante.

Texto: CCom | Fotos: Fábio Ansolin