Professor de Medicina da UEPG lança livro sobre relação do médico com o paciente

Em agosto, o professor Marcelo Derbli Schafranski, do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lança o livro “Ensaio sobre a consulta médica: o rito e razão da Medicina sob novos olhares”. O estudo discute o relacionamento médico-paciente, trazendo aspectos como confiança, empatia e compaixão.

Sobre a obra, o professor explica que “é o resultado de leituras aprofundadas cerca de uma década após a nossa formatura na escola de Medicina, é o aprofundamento no que a Medicina tem de mais valioso: seu lado humano, representado, primordialmente, pelo encontro do médico com o indivíduo que dele procura ajuda. Situação chamada globalmente de relação médico-paciente”, ressalta. O médico destaca a quem se destina o livro. “A leitura é voltada tanto para o público leigo, quanto para profissionais de saúde – notadamente, acadêmicos de Medicina e médicos já formados”, adiciona.

Marcelo Derbli Schafranski é médico reumatologista, mestre e doutor em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Mestrado em Ciências da Saúde da UEPG. O docente é autor de artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, bem como dos livros Medicina – Fragilidades de um Modelo ainda Imperfeito (Editora Schoba, 2011); Medicina da Felicidade (Editora Matrix, 2012); e O Mínimo – 14 Breves Capítulos para Entender os Fundamentos da Bioestatística (Editora UEPG, 2014). Seu novo livro conta com a produção da Texto e Contexto Editora, sob a supervisão da editora-chefe professora Rosenéia Hauer e capa do designer Dyego Marçal.

Adaptado por: Julio César Prado             Foto: Divulgação