Professor da UEPG ministra palestra sobre Educação a Distância Pública

Compartilhe

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Willians Jaques Morais, participou da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), como palestrante sobre “Aspectos e Perspectivas da Educação a Distância Pública”.

Durante sua fala, o professor afirmou que educação a distância ainda é um fenômeno emergente que se encontra em fase de discussão na esfera acadêmica, buscando compreender definições de políticas e diretrizes que estejam em consonância com a evolução das práticas difundidas nas Instituições de Ensino Superior. Ainda, de acordo com Morais, “o futuro professor que atuará na Educação Básica no Brasil terá passado por uma formação EaD, em sua maioria”.

Para o Presidente do CEE-PR, João Carlos Gomes, a educação a distância traz autonomia, pois os estudantes que participam dessa modalidade desempenham um papel ativo em seu próprio aprendizado. “Eles têm a responsabilidade de gerenciar seu tempo, definir metas de estudo e adquirir habilidades de autodisciplina”, afirmou. Além disso, Gomes ressalta também que modalidade EaD impulsiona a inovação tecnológica no campo educacional, uma vez que as instituições educacionais são desafiadas a desenvolver e implementar plataformas, recursos e métodos de ensino inovadores.

EaD no Brasil

A trajetória da Educação a Distância (EaD) no Brasil se desenvolveu por meio das políticas educacionais públicas adotadas no país. Foi desenvolvida com o intuito de garantir a expansão do sistema educativo brasileiro, em articulação com os processos transnacionais, destacando-se as recomendações dos organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por exemplo, que indicavam como a modalidade educativa (EaD) deveria ser expandida e institucionalizada.

No Brasil a história da EaD começou em 1904, quando foram instaladas as chamadas Escolas Internacionais, instituições privadas que ofereciam cursos por correspondência. O primeiro curso ao nível superior na modalidade EaD, no país, foi Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em 1995. Os demais cursos foram autorizados a partir de 2000, inclusive na UEPG, que teve seu credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, conforme Portaria MEC/SESU de n.º 652/2004, para ministrar cursos de graduação, sequenciais, extensão e pós-graduação (lato sensu) na modalidade EaD. Atualmente, todas as Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas Estaduais oferecem Educação a Distância, bem como todas as IES Federais do Estado do Paraná.

 

Texto: Adaptado da assessoria | Foto: Assessoria

Compartilhe

 

Skip to content