CCom-UEPG recebe prêmio nacional inédito em comunicação pública

Compartilhe

A Coordenadoria de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CCom-UEPG) recebeu, de forma inédita, premiação pelo trabalho realizado na divulgação de ações e projetos da instituição. A equipe foi contemplada com o primeiro lugar na Categoria Atitude e esteve entre as melhores em Conteúdo do Ano e Top 10 universidades estaduais. O reconhecimento veio durante a 4ª edição do Prêmio Social Media Gov, que aconteceu em Florianópolis, em 29 de abril. 

A premiação foi anunciada durante o Redes Wegov, realizado nos dias 28 e 29 de abril, em Florianópolis (SC). O evento, que reconhece as melhores iniciativas em comunicação pública no país, considera critérios como engajamento e impacto junto ao público, relevância coletiva, aderência às categorias, diversidade de abordagens e formatos para a escolha dos vencedores. 

A publicação que venceu na categoria Atitude e concorreu a Conteúdo do Ano, ficando em terceiro lugar dentre peças de comunicação pública de todo o país, alerta sobre o uso de cigarros eletrônicos (vapes). Para conscientizar sobre o tema, a UEPG aderiu ao Movimento Vape OFF, da Fundação do Câncer, e o reels viralizou: foram cerca de 19 milhões de visualizações e 1,2 milhão de interações. (assista aqui)

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a premiação é “um reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido nas redes sociais, especialmente na divulgação da ciência, sob a orientação do reitor Miguel Sanches Neto e liderança da jornalista Luciane Navarro”. A Seti-PR também recebeu a premiação, por participar em colaboração na postagem nas redes sociais da @oficialuepg.

O troféu e os certificados foram entregues à reitoria durante reunião do Conselho de Administração (CA), na manhã desta segunda-feira (04). O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, agradeceu o trabalho da equipe da CCom, que valoriza as iniciativas institucionais. “Este título, a melhor rede social das universidades públicas do Paraná, reconhece a revolução na comunicação que foi feita nos últimos anos”.

“Essa premiação vem coroar uma dedicação muito grande de uma equipe unida e comprometida da CCom”, enalteceu o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, que destacou ainda a atuação da Comunicação da UEPG em projetos diversos de comunicação institucional, desde documentários até a linguagem ágil das redes sociais. Nós ficamos extremamente felizes com essa conquista e com a participação de cada uma e cada um dos componentes dessa pequena grande equipe, que faz um trabalho majestoso”.

A SocialMediaGov, plataforma organizadora do prêmio, calcula engajamento, curtidas, comentários, compartilhamentos e outras formas de participação dos usuários nos conteúdos. É a primeira vez que o ranking contempla as redes sociais de universidades. O ranking avalia, ainda, canais de comunicação do governo federal, governos estaduais, prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas, judiciário, Ministério Público, tribunais de contas e defensorias públicas.

Líder de interações 

A premiação acontece em um contexto de destaque e liderança da comunicação da UEPG frente às universidades brasileiras. A instituição tem a rede social com o maior engajamento por seguidor entre as universidades de todo o país e a maior interação em números absolutos dentre as universidades públicas do Paraná. No cenário nacional, a UEPG figurou em 2025 na terceira posição dentre as Universidades Estaduais, na quinta posição dentre todas as Universidades públicas e na segunda posição na região Sul.

A rede social avaliada, @oficialuepg, tem cerca de 57,5 mil seguidores, quantidade menor às demais contas bem colocadas no ranking. A UEPG também foi a única sediada em uma cidade com menos de 500 mil habitantes no top 10 de universidades estaduais.

Texto: Aline Jasper e Jessica Natal | Fotos: Aline Jasper, Ingrid Petroski (Seti)

 


Compartilhe

 

Skip to content