Aluno da UEPG recebe prêmio do CREA-PR com projeto social inclusivo

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O reconhecimento pelo trabalho feito na graduação chegou para o acadêmico Oséias Silva Chagas Magalhães. Aluno do curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ele conquistou o segundo lugar de melhor TCC do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), na categoria de Engenharia Elétrica. A premiação aconteceu na noite desta terça-feira (22).

Intitulado ‘Professor Braille’, o projeto busca oferecer uma ferramenta pedagógica que auxilia pessoas com deficiência visual no aprendizado do braile. O tema já era algo pensado por Oséias desde o 3º ano da graduação. “Sempre foquei em desenvolver algo pensado para um tema social inclusivo, que atendesse a pessoas com alguma limitação física e com baixa condição econômica”, explica. O trabalho oferece uma ferramenta capaz de ensinar caracteres do código braile mais utilizados, dando a possibilidade do usuário alcançar um nível de alfabetização para identificar letras e números. “O trabalho ajuda na alfabetização de crianças ainda em fase inicial no aprendizado do braile, mas pode se estender também a adultos que tenham dificuldade com a linguagem”, adiciona.

Todo o desenvolvimento do trabalho se deu com apoio e orientação do professor Zito Palhano da Fonseca. “O trabalho tem um grande apelo social, pois engloba o desenvolvimento de um hardware e software, aplicado a pessoas com deficiência visual, onde é possível ensinar o braile e também treinar”, explica Fonseca. O projeto não se aplica apenas a pessoas com deficiência visual, mas também para o público que deseja ler e escrever em braile. “A engenharia está se tornando cada vez mais inclusiva. Atualmente, temos sistemas dedicados a todo tipo de deficiência ou limitação e é exatamente esse o papel do engenheiro: aplicar seus conhecimentos em prol da sociedade em geral”, destaca.

Dedicação

O professor ressalta a dedicação do seu orientado ao longo da graduação. “O Oséias tem uma história bem interessante, pois resolveu fazer uma faculdade integral mesmo casado e com uma filha pequena em casa. Ele trabalhava durante noite e madrugada e assistia às aulas durante o dia”, relembra.  Fonseca acompanhou o aluno em quase todas as etapas da graduação.  “Sabendo de tudo que ele passou para conseguir a formação em Engenharia de Computação, posso dizer que é emocionante ver que todo o esforço dele valeu a pena e foi reconhecido”.

“Com o apoio do professor Zito, encaramos o desafio de realizar este projeto em meio à pandemia, mesmo com todas as dificuldades de utilização dos laboratórios, equipamentos avançados e sem o acompanhamento presencial”, explica Oséias.  Para o aluno, o prêmio representa o resultado de um sonho realizado com muito sacrifício e dedicação. “Deus me deu capacidade de aceitar a missão de encarar poucas horas de sono; o trabalho em período noturno; o estudo em tempo integral; as poucas condições financeiras; e a dedicação à minha esposa e filhas. Fatores que parecem impeditivos aos olhos de muitos foram impulsionadores nos momentos mais difíceis”, comemora.

Incentivo 

E o que dizer para alguém que está começando seu projeto de TCC? “Ao pensarem em uma temática para o TCC, pensem no bem do próximo, promovendo a inclusão e acessibilidade para deficientes físicos, surdos, cegos e pessoas com pouca condição financeira”, diz Oséias. Muitas soluções simples podem ser realizadas para ajudar ao próximo, “mas tudo é uma questão de voltar os olhos para atender a estas pessoas, e com certeza poderemos sonhar com uma sociedade melhor e mais inclusiva”, completa.

O trabalho completo de Oséias pode ser conferido aqui.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal


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