Programa de Pós-Graduação em Física seleciona alunos para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências/Física (PPG-CIE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicou edital de inscrição e seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado. São 20 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado, para o primeiro semestre letivo do ano de 2022.

Para participar da seleção para o Mestrado, é necessário que o candidato tenha diploma de graduação em Física ou áreas afins. Já para candidatos ao Doutorado, é necessário que o aluno tenha títulos de pós-graduação Stricto Sensu em Física ou áreas afins ou em fase de conclusão de dissertação de mestrado. O Programa recebe inscrições até o dia 25 de abril, e o resultado da seleção deve ser divulgado em 29 de abril. Matrículas serão realizadas de 02 a 04 de maio e as aulas iniciam em 16 de maio.

Esse e outros editais do PPG-CIE podem ser acessados no site do Programa de Pós-Graduação.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências/Física

O PPG-CIE completa 20 anos em 2022 e contribui para a pesquisa e produção científica do Departamento de Física da UEPG, além de formar profissionais de alto nível. Com corpo docente capacitado e laboratórios de alto nível, o PPG possui três linhas de pesquisa: Física Ambiental, Física de Materiais e Física Teórica.

O acadêmico Silvio Henrique Gonsalves possui Mestrado e Doutorado em Ciências-Física pela UEPG, e agora cursa o Pós-Doutorado no PPG-CIE, em que estuda modificações químicas e físicas na superfície de Titânio e Ligas de Titânio. Para ele, o diferencial do Programa é a ampla área de atuação e pesquisa que proporciona aos alunos pesquisadores. “O Programa de Pós-Graduação em Física da UEPG tem um leque bem variado de áreas de pesquisa com professores excelentes como orientadores. A infraestrutura de cada laboratório, em conjunto com os equipamentos presentes no C-labmu, dão boas condições dos alunos desenvolverem suas pesquisas”, explica.

O C-labmu é o Complexo de Laboratórios Multiusuários da UEPG, que conta com equipamentos que atendem não apenas o Departamento de Física, como outras áreas e, até mesmo, a comunidade externa. Silvio, que também trabalha como bolsista técnico no C-Labmu desde 2018, destaca a importância do Complexo: “A existência do C-Labmu é primordial para o desenvolvimento de pesquisas na Universidade, uma vez que ele atende não apenas a demanda de toda a comunidade acadêmica da UEPG, como também realiza análises para outras universidades e empresas”.

O Doutorando Dair Ditzel, assim como Silvio, acredita que o PPG-CIE se destaca pelo corpo docente e pelas diversas oportunidades de campo para pesquisa. “É um excelente programa com uma boa gama de área de pesquisa, que propicia o melhor quadro de professores altamente qualificados nas áreas pertencentes”, relata. A doutoranda Jaqueline Valeski Gunha também considera importante o papel que o Programa desenvolve, não apenas quanto ao avanço científico e inovação, mas também para o crescimento pessoal dos alunos. “Além de proporcionar melhorias para o desenvolvimento do país, a pesquisa científica desempenha um papel vital na inovação tecnológica em diversas áreas, tanto a linha de pesquisa como as atividades de relação teoria-prática, característica importante dos grupos de pesquisa, que representam oportunidades para o crescimento pessoal, intelectual e profissional”, ressalta.

A pesquisa desenvolvida no doutorado por Jaqueline é sobre as propriedades térmicas, estruturais, óptica e luminescência dos materiais. “Buscamos matérias que possuem boas propriedades para futuras aplicações em dispositivos eletrônicos, fotônica e laser”, explica. Já o doutorando Dair estuda a área de vitrocerâmicos com aplicação em células combustíveis. Projetos como os de Jaqueline e Dair proporcionam aos alunos do PPG-CIE a oportunidade de desenvolver pesquisa em parceria com instituições e profissionais estrangeiros, nesse caso, instituições do Egito e Espanha. Jaqueline conta que a oportunidade de trocar experiência e conhecimento com quem é referência na temática, não só no Brasil, mas ao redor do mundo, é muito enriquecedora: “Aprendi muito durante minha vida acadêmica, com os profissionais. Mas estar conectado com o mundo é fundamental, especialmente na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossas linhas de pesquisa têm parceria internacional que contribuem para o desenvolvimento do trabalho, além de proporcionar ao aluno contato com profissionais da área de diversos países. Nesse sentido, essa prática é muito importante para os discentes, pois amplia o leque de network profissional”.

O Doutorando Mario Augusto Camargo faz parte do Departamento de Física da UEPG há quase 20 anos. “A minha trajetória na UEPG começou em 2003, quando entrei na Licenciatura em Física. Me formei em 2007 e entrei no mestrado em 2008. Finalizei o mestrado em 2010 e me afastei da academia para me dedicar à docência. Em 2015 eu retorno à academia para iniciar o doutorado como aluno especial – apenas cursando os créditos -, pois dividia o tempo entre trabalho e estudo a assim segui até 2019, quando de fato consegui entrar para o Programa de Doutorado em Física como aluno regular e aqui estou”, relata. Hoje, no PPG-CIE, Mario estuda física do solo, com simulação computacional em meios porosos e análise de imagens.

Com todos esses anos de intimidade com o Departamento de Física e com a Universidade, Mario afirma que deseja que seus filhos também estudem na UEPG. Para ele, a Universidade confere aos alunos o diferencial necessário ao mercado de trabalho. “Logo que iniciei minha carreira profissional em 2010 como docente ficou, clara a diferença na formação que a UEPG me proporcionou e por isso mesmo retornei para concluir minha formação com o doutorado”, relata Mario. “Sou muito grato à UEPG, meus professores e meus colegas de turma por todo o conhecimento que pude adquirir aqui”, complementa.

Texto e Imagens: Cristina Gresele