Mestrado em Ciências Biomédicas da UEPG abre inscrições para alunos regulares

Compartilhe

Interdisciplinar. É assim que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), se apresenta aos alunos. Com inscrições abertas para o Mestrado, o Programa qualifica profissionais para atuar na pesquisa em saúde e também na docência. As inscrições seguem abertas até 04 de março.

Carla Cristine Kanunfre, coordenadora do Programa, ressalta que o Mestrado faz uma interface das ciências biológicas com a área da saúde. “Nós recebemos alunos de diferentes formações, como biólogos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e profissionais da educação física”, conta. O Programa conta com duas áreas de concentração – Biologia Celular e Molecular e Fisiologia e Fisiopatologia. “Trabalhamos com pesquisa básica e aplicada, estudamos a etiologia e desenvolvimento de diferentes doenças, com enfoques que incluem a epidemiologia, o diagnóstico, o tratamento e prevenção”. Os professores do Programa realizam pesquisas em áreas da Fisiologia Geral e do Exercício (doenças crônico-degenerativas); Bioquímica e Imunologia (doenças metabólicas e inflamatórias);  Parasitologia (doenças de Chagas); além de inovação em processos de produção e prospecção de biofármacos e/ou produtos naturais, com atividades biológicas para o tratamento de doenças.

A principal área de atuação dos profissionais formados pelo Programa, segundo a professora, é a docência no ensino superior. “Mas como no mestrado se dá o início da formação de pesquisadores, esse profissional pode trabalhar em instituto ou empresa que busque responder perguntas relacionadas as áreas biológicas e da saúde”. Carla conta que profissionais que buscam o Programa de Mestrado retornam aos seus empregos em hospitais, prefeituras e na docência mais preparados. “O Programa permite ampliar os conhecimentos e levar a discussão científica de uma maneira mais sistemática e mais elaborada para a vida cotidiana”. Os pesquisadores formados pelo Programa adquirem potencial levar para a sociedade o conhecimento científico aprendido durante o curso, contribuindo para quer informações corretas possam ser de acesso de todos, conforme explica Carla. “O profissional apresenta uma formação sólida que pode ser aplicada em diferentes setores”, completa.

Inscrições

São 13 vagas disponíveis, que serão distribuídas entre os orientadores do Programa. Podem se inscrever candidatos que tenham finalizado ou estejam concluindo a fase da graduação nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde ou correlatas. O processo de seleção é composto por duas etapas – prova de conhecimento na área de concentração e análise do Currículo Lattes.

A prova de conhecimento está prevista para acontecer de maneira presencial ou remota, a depender da situação da pandemia de Covid-19. Todo o procedimento de inscrição será realizado on-line (Sistema SEI).  A lista dos candidatos classificados e aprovados no processo de seleção estará disponível até 23 março. Informações sobre documentação exigida e demais especificações estão presentes no edital aqui.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content