Professores da UEPG são empossados na nova diretoria do Sebisa e Propesp

Compartilhe

O Conselho de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) empossou, na manhã desta segunda-feira (17), os novos diretores do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa). Durante a reunião, os conselheiros ainda apresentaram formalmente a nova diretora de pós-graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

O Sebisa agora conta com os professores Júlio César Miné e Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, como diretor e diretor adjunto, respectivamente. A dupla foi aclamada por unanimidade pelo Setor em 10 de outubro. O professor Júlio possui experiência na chefia do Sebisa. “Em 2016, exerci o cargo de chefe de Departamento até 2018, quando, juntamente com a professora Fabiana Postiglione Mansani, assumi a vice-diretoria do Sebisa”, recorda. Segundo ele, foram quatro anos de muito trabalho e conquistas. “O professor Gonçalo sempre trabalhou com afinco e sempre foi muito disponível às demandas do Colegiado Setorial. Após uma reunião, numa conversa informal, no final de 2018, falamos sobre a possibilidade de um dia compormos uma chapa para concorrer à direção do Sebisa”, recorda.

Em 2022, a possibilidade se concretizou. “Nos inscrevemos no edital para eleição de diretor e diretor adjunto e ficamos bastante contentes e honrados por podermos representar nosso Setor junto à gestão superior da UEPG”, comemora. Júlio é formado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus de Araraquara, instituição onde também se graduou com Mestrado e de Doutorado. Desde 2012, ele é lotado Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UEPG.

O professor Gonçalo é formado em Educação Física pela UEPG, doutor em Ciências Sociais Aplicadas e pós-doutor em Ciências da Saúde, atualmente lotado no Departamento de Educação Física. “O trabalho, o acolhimento e o estar presente são nossas características, na tentativa de conseguirmos o melhor para o Sebisa”, salienta Gonçalo. O Setor conta com nove Departamentos, oito cursos de graduação presenciais e um a distância, além de cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, mais um Programa Stricto Sensu profissionalizante, o qual está em vias de aprovação e início de atividades.

“Nossos planos e expectativas são conseguirmos fazer com que as demandas geradas no Sebisa sejam atendidas sempre que possível. Temos iniciado conversas com as diferentes pró-reitorias e também com a Reitoria, no sentido de contar com o apoio de todos para fazermos uma boa gestão”, enfatiza Gonçalo. A diretoria tem projetos que busca dar sequência, como reformas e modernizações dos espaços dos cursos do Setor. “Também planejamos realizar ações para aproximar mais ainda nossos cursos de graduação e de pós-graduação dos serviços realizados nos Hospitais Universitários”, completa.

Pesquisa

A Propesp agora conta com uma nova diretora de pós-graduação. Andressa Novatski é bacharel em Física pela UEPG, possui Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, Andressa é professora associada do Departamento de Física da UEPG.

A diretoria de pós-graduação é responsável pela organização do maior evento de pesquisa da instituição – o Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic), que neste ano está na sua 31ª edição. O evento acontecerá na UEPG de 29 a 30 de novembro, com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica as atividades de pesquisa realizadas pelos discentes da iniciação científica e pós-graduação. “Neste ano, também teremos o Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, que vai reunir cinco instituições se ensino superior estaduais”, explica. Andressa ainda destaca que o Eaic congrega volume de trabalho para a instituição. “São mais de 500 artigos apresentados e 600 pessoas trabalhando durante o evento”.

Alunos podem se inscrever como monitores do Eaic até 04 de novembro, no link aqui. A inscrição é gratuita, com emissão de certificado após o evento.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Luciane Navarro


Compartilhe

 

Skip to content