Pós-Graduação em Física da UEPG celebra vinte anos com palestra

Compartilhe

Entender o tempo para comemorar a sua passagem. Em 2023, o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) celebra vinte anos de criação. Para marcar o início das atividades do ano letivo do Mestrado e Doutorado, a coordenação do Programa promoveu uma palestra com o professor Luiz Roberto Evangelista, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 12 de abril. Após a apresentação, o palestrante, os professores e alunos do PPG-Física e da graduação confraternizaram com bolo no hall do Centro Integrar.

O professor Luiz Roberto Evangelista leciona Física Teórica na UEM e parte de seus estudos é dedicado ao entendimento do tempo, enquanto grandeza física. Intitulada “Tempora Sunt Tria: Reflexões sobre o tempo na Física, na Filosofia e na Literatura”, a palestra abordou conceitos da Física sobre a passagem do tempo, com obras clássicas da literatura e da filosofia. Para o professor, trazer o tema em um evento comemorativo que celebra a passagem do tempo do PPG-Física foi uma feliz coincidência. “Quando festejamos os vinte anos de um programa de pós-graduação em Física no interior do Brasil, é um momento oportuno para se observar a passagem do tempo e trazer uma série de reflexões e memórias junto à comemoração”.

O PPG – Física

Ao longo de vinte anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Física da UEPG se consolidou em todas as linhas de pesquisas, teóricas e experimentais, em que atua, com contribuições significativas em todas elas. O PPG é composto por um Mestrado e um Doutorado, em que, respectivamente, já foram defendidas mais de cem dissertações e 38 teses. “Todo este trabalho continuo dos professores e alunos do programa culminou na recente conquista da Nota 5 na avaliação da Capes”, celebra o coordenador do Programa, professor Sergio Gomez.

O coordenador destaca que o PPG oferece uma formação compatível aos mais elevados padrões da área da Física, o que permite aos egressos continuar seus aprendizados, tanto no exercício de atividades na iniciativa privada quanto na área acadêmica, por meio estágios de pesquisa em centros renomados ao redor do mundo e concursos em universidades do Brasil e do mundo. “Acredito que compartilho do sentimento de todos os integrantes do programa, quando afirmo que o sentimento é de dever cumprido em relação à formação de pesquisadores de alto nível, que farão a sua contribuição para a humanidade”.

Aloisi Somer realizou toda sua trajetória acadêmica, da graduação ao Doutorado, no Departamento de Física da UEPG, onde atualmente é professor colaborador, e ressalta a relevância da formação profissional oferecida pelo Programa: “nosso Mestrado e Doutorado formaram profissionais que hoje atuam na docência universitária e também como pesquisadores em empresas multinacionais, como montadoras de veículos”. A doutoranda Jaqueline Valeski Gunha comenta que os aprendizados feitos no PPG-Física, para além do conteúdo, agregaram em sua formação como pesquisadora: “Quando entramos numa pós-graduação, ficamos perdidos sobre como é fazer pesquisa científica. Uma das principais qualidades do nosso programa é o fato dos professores nos ensinarem a sermos pesquisadores”.

Texto e fotos: Gabriel Miguel


Compartilhe

 

Skip to content