HU-UEPG oferece acesso à plataforma UpToDate para profissionais e estudantes

Compartilhe

Um suporte para a tomada de decisões clínicas, disponível a um clique. Os Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) disponibilizam para profissionais de saúde e estudantes o acesso à plataforma UpToDate, base de dados online com informações médicas e atualizações técnicas na área da saúde.

Para o médico intensivista Délcio Caran Bertucci Filho, a plataforma é parte essencial do dia a dia. “A Medicina está muito dinâmica, as diretrizes mudam rapidamente”, aponta. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em especial, as decisões precisam ser bem embasadas e tomadas de forma rápida. “O UpToDate é uma ferramenta fundamental. Ele é extremamente atualizado e serve tanto para estudar um assunto quanto para uma consulta rápida para tomadas de decisão”, conta o médico, que além de atuar como rotineiro e plantonista da UTI do HU-UEPG desde sua implantação, também é professor do curso de Medicina da UEPG. “É imprescindível, hoje, ter a plataforma para os alunos, residentes e profissionais que estão atuando no hospital. Temos outras referências, revistas, periódicos, livros, mas o UpToDate é fundamental”.

A diretora acadêmica do HU, professora Elisangela Gueiber Montes, reforça essa importância para um hospital de ensino. “UpToDate nos permite uma busca importante de artigos científicos revisados e assegurados de sua veracidade de dados, assim como interações medicamentosas, situações de doenças específicas e sua relação com o tratamento, tomadas de decisão rápida em relação a determinadas doenças e tratamentos, desta forma sendo imprescindível sua utilização, nos tempos atuais, dentro de um hospital de ensino”, reitera. A base de dados pode ser utilizada tanto para a prática hospitalar, quanto para ensino e pesquisa. “Cabe lembrar que não existe nenhuma outra plataforma que substitua todas as informações que existem e que são possíveis de ser levantadas por esta plataforma. Ela é única”.

UptoDate

O serviço, oferecido desde 2017, foi retomado pelo HU em 2023 após um hiato. Lançada em 1992, UpToDate é utilizada por mais de 1,9 milhão de médicos e profissionais de saúde em cerca de 38 mil instituições, se configurando como a principal fonte de atualização médica no mundo. Os artigos são atualizados e revisados a cada quatro meses por uma equipe de mais de 4400 médicos.

Com fácil busca por temas, a plataforma oferece mais de 12 mil tópicos em 17 especialidades, com mais de 36 mil gráficos, 10 mil recomendações e utilizando como referência mais de 519 mil resumos da base de dados Medline, além de trazer informações farmacológicas, sobre interações medicamentosas e realizar cálculo de doses. O acesso é tanto pela internet quanto offline, em diversas plataformas digitais.

Capacitações

A Diretoria Acadêmica do HU organizou treinamentos para uso do UpToDate. Nesta quinta (22), o encontro aconteceu de forma simultânea por videochamada e nos auditórios do HU e Humai, às 8h. Da noite de terça (27) até a tarde de quinta (29), acontecem capacitações presenciais nos dois hospitais. As inscrições são online, no site da Educação Continuada, e há emissão de certificado.

Interessados podem acessar os materiais de apoio e dúvidas frequentes neste link. O cadastro e o primeiro acesso devem ser realizados de um computador conectado à rede física nos HUs ou na UEPG, mas os usuários podem também acessar em qualquer lugar por três meses, depois disso. Podem utilizar o UpToDate profissionais de saúde que atuam nos HUs, professores da UEPG, alunos de graduação e pós-graduação, incluindo os residentes em saúde, por meio da identidade institucional (login e senha da UEPG).

Texto e fotos: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content