Parceria entre UEPG e UTFPR contemplada por edital federal é apresentada em evento virtual

O projeto “Recuperação de Moldes para Fundição Sob Pressão de Alumínio por Técnicas Avançadas de Manufatura”, contemplado no Programa Rota 2030, dos Ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi apresentado em um evento online nesta segunda (17).

Além de autoridades, como o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, participaram da reunião cerca de 50 pessoas, entre alunos, pesquisadores e pessoal das empresas. Foram apresentados e debatidos os objetivos do projeto, do Programa Rota 2030, as parcerias com empresas e companhias do setor automobilístico e de manufatura (Renault do Brasil, Villares Metals, Oerlikon Balzers, Walbert Modelação e Ferramentaria, JN Ferramentaria).

Além disso, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, professor Giovani Marino Favero, falou sobre a importância das parcerias entre empresa e universidade; e o diretor do campus Ponta Grossa da UTFPR, Antônio Augusto de Paula Xavier, abordou a parceria entre as universidades.

O engenheiro de materiais Anderson Pukasiewicz, coordenador do projeto e professor da UTFPR, explica que o objetivo é desenvolver uma metodologia para recuperar o ferramental de fundição sob pressão de ligas de alumínio. “Busca-se não apenas a agilidade e redução de custos, mas também a possibilidade de execução de reparos em componentes pré-existentes e a eliminação de problemas inerentes aos processos de soldagem, como deformações e formação de microestruturas frágeis”, aponta.

Estão envolvidos os pesquisadores da UEPG Gelson Biscaia de Souza e Francisco Carlos Serbena, além dos pesquisadores da UTFPR Anderson G. M. Pukasiewicz, Marcelo Vasconcelos de Carvalho, Milton Luiz Polli, Hipólito Domingo Carvajal Fals, Luciano Augusto Lourençato, Janaína Fracaro de Souza Gonçalves e Péricles Secco Cancian. Também participam bolsistas de graduação, mestrado e doutorado da UTFPR, UEPG e PUC-PR.

Programa Rota 2030

A proposta  foi classificada em primeiro lugar na 3ª rodada de submissão de propostas para a Chamada Pública Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas,  Eixo I – Aperfeiçoamento e implementação do Programa Rota 2030, iniciativa do Governo Federal para estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias, além de consolidar um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.

Considerando os três eixos da chamada pública, serão investidos um valor total de R$ 13,7 milhões, sendo R$ 7 milhões em contrapartidas. Participam dos projetos 13 diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia e 21 empresas. O resultado dos projetos contemplados foi divulgado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais em dezembro de 2020.

Texto: Aline Jasper | Fotos do evento: Aline Jasper | Foto de arquivo: William Clarindo

Reitor Miguel Sanches Neto, professores Anderson Pukasiewicz (UTFPR), Gelson Biscaia de Souza e Francisco Serbena (UEPG), na assinatura do convênio, em fevereiro de 2021.