Hospital Universitário firma parceria com Doutores Palhaços

Compartilhe

A direção do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) se reuniu com a organização não governamental Doutores Palhaços – SOS Alegria na última sexta-feira (29). Na reunião, ambas as organizações firmaram parceria para que a ONG retome suas intervenções no Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai). As atividades foram interrompidas em 2020, após o início da pandemia de Covid-19. A ONG atuava na instituição (anteriormente Hospital da Criança) desde 2008.

“O riso, a alegria, energia e alto astral que eles trazem é curativo, tanto para os pacientes, quanto para os acompanhantes e também muito importante para as equipes que trabalham no hospital e que vivenciam dias muito tensos, de muito trabalho”, pensa Ines Chuy Lopes, diretora da Seção Técnica Assistencial e Presidente do Grupo Técnico de Humanização (GTH) do HU. 

A diretora ressalta que o HU já estava em contato com os diretores da instituição há semanas e, na reunião do último dia 29, a parceria foi firmada. “Vamos começar as aproximações primeiro com a nossa equipe e logo também com os pacientes. Iniciaremos pelo Humai, até pela característica de ser com crianças, e logo vai sendo ampliado para os outros setores do Hospital Universitário”, adiciona Lopes. 

A coordenadora artística da ONG, Micheli Vaz, explica que a reunião aconteceu para organizar o retorno dos atendimentos aos pacientes. Inicialmente, serão realizadas visitas técnicas para acompanhar o funcionamento do Hospital e, em seguida, será proposta uma sistemática de trabalho. “O passo seguinte será nos apresentarmos aos profissionais, falando um pouco do nosso histórico e do formato do trabalho, para que ocorra uma sinergia positiva entre as equipes do hospital com as equipes do SOS Alegria”, ressalta Vaz.

O trabalho dos Doutores Palhaços – SOS Alegria nos espaços de saúde faz parte do Projeto Doses de Sorriso 1ª Edição, que foi aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, através da Lei Rouanet, com o Pronac 182738 e com o apoio da Agrocete Indústria de Fertilizantes Ltda e do Banco Paccar S/A.

Texto: Assessoria da ONG | Adaptação: William Clarindo | Fotos: Jéssica Natal

Compartilhe

 

Skip to content