Observatório Astronômico da UEPG promove palestra sobre prêmio Nobel de Física de 2019

Na próxima sexta (01), às 19h, o Observatório Astronômico da UEPG promove uma palestra aberta ao público, com o título “O Prêmio Nobel de Física de 2019, o satélite PLATO e o Brasil”. Logo após a palestra, a comunidade poderá participar de observação noturna de objetos como Júpiter e Saturno, entre outros, com telescópios, se as condições meteorológicas permitirem.

A palestra aborda o prêmio Nobel de Física de 2019, dado ao cosmólogo James Peebles por ajudar a montar a teoria atual sobre como o Universo surgiu e evoluiu e a Michel Mayor e Didier Queloz pela descoberta do 51 Pegasi b — o primeiro exoplaneta orbitando uma estrela parecida com o nosso Sol. O evento é promovido pelo Observatório Astronômico e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências: Física.

O satélite PLATO é uma missão da Agência Espacial Européia (ESA) e tem como objetivo como objetivo principal tentar achar um planeta rochoso com tamanho mais próximo do nosso, orbitando uma estrela como o nosso Sol, a uma distância com as condições básicas para abrigar vida. O Brasil será o único país fora da europa a colaborar na missão PLATO. Ao total são 11 instituições de ensino superior nacional envolvidas no projeto, incluindo a UEPG.

A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Janot Pacheco, doutor em Astronomia, professor sênior do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), presidente da Associação Brasileira de Astrobiologia (2017-presente), ex-presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (2008 a 2012) e Presidente do Comitê PLATO Brasil.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.