Pós em Engenharia de Materiais organiza palestra sobre cerâmicas avançadas

Compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, nesta sexta-feira (02), a palestra “Uma conversa sobre cerâmicas avançadas”. Com início às 10h, no auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (Cipp), Sala LP13, o evento terá o palestrante Leonardo Sant’Ana Gallo. O encontro é aberto para a comunidade e gratuito.

A palestra é fruto da visita do professor Leonardo à UEPG para participação em uma banca de doutorado. Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Leonardo é mestre em Cerâmicas e doutor em Desenvolvimento Tecnológico pelo PPG-CEM da UFSCar, além de ser doutor pela Université de Rennes 1, na França. O palestrante ainda foi pós-doutor na UEPG de 2016 a 2018 e atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Toda sua experiência será refletida na palestra de sexta-feira. 

O professor Francisco Serbena, professor do Programa, explica que cerâmicas avançadas são materiais com elevadas propriedades de resistência mecânica, dielétricas, óticas, refratárias e magnéticas. “Elas possuem um alto valor agregado e suas propriedades são o resultado de um alto grau de controle de sua microestrutura, em função das propriedades desejadas”.  O diferencial das cerâmicas avançadas é o impacto que têm na natureza: por serem totalmente possíveis de criar em laboratório, não causam grande impacto ambiental. 

Na UEPG, são desenvolvidos alguns projetos que têm a cerâmica como foco de pesquisa – impressão 3D de materiais cerâmicos para emprego em biomateriais; fabricação de mármore artificial com reutilização de vidraria de descarte; utilização do rejeito da indústria de concreto para fabricação de cerâmica; e pesquisas sobre produção e aplicação de sílica a partir de cascas de arroz. 

Franciso ainda reforça o convite aos alunos e professores da Engenharia, Química e Matemática. “As cerâmicas avançadas são importantes para as mais diversas áreas de engenharia e tecnologia, impactando o futuro da sociedade com soluções menos poluentes”. 

  Texto: Amanda Santos | Foto: William Clarindo

Compartilhe

 

Skip to content