Evento internacional organizado pela UEPG debate impressão 3D e inovação

Compartilhe

Nesta semana, especialistas em impressão 3D de todo o mundo participam da Conferência Internacional Online sobre Manufatura Aditiva e Tecnologias Associadas – Online International Conference on Additive Manufacturing and Associated Technologies – OIC 3D 2021, um evento organizado por professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com outros estudiosos da área. A OIC 3D acontece na quarta e quinta-feira, 01 e 02 de dezembro, de forma virtual e gratuita.

O professor Benjamim de Melo Carvalho, um dos idealizadores do evento, conta que a ideia surgiu em 2020, a partir da mobilização mundial para impressão de protetores faciais (face shields). Assim, liderada pela UEPG, foi realizada a primeira edição da OIC 3D. “O sucesso da primeira edição motivou a promoção da segunda edição do evento”, conta o professor. Neste ano, a comissão organizadora é composta também por pesquisadores de outras instituições, em uma parceria entre UEPG, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e 14 Bis Aeroespace (Brazil-France) – Associação Franco Brasileira de Profissionais do Setor Aeroespacial.

“O evento reunirá profissionais da indústria e academia, do Brasil e do exterior, com palestras sobre manufatura aditiva nas áreas: aeroespacial, automotiva, saúde, indústria, inovação, etc”, antecipa o professor Benjamin. Os palestrantes falam a partir da França, Reino Unido, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Suécia, Dinamarca e Brasil.

“A impressão 3D, ou Manufatura Aditiva, já é uma realidade, permitindo soluções inovadoras nas mais diversas áreas, tais como odontológica, médica, engenharias, educacional, dentre várias outras”, destaca Benjamin. Segundo ele, a tecnologia da manufatura aditiva se expande rapidamente por todo o mundo, com novas aplicações surpreendentes todos os dias.

Já na palestra de abertura, os participantes da Conferência poderão conhecer uma história de superação pessoal de um profissional da Airbus, empresa aeroespacial europeia. Christophe Debard irá abordar como uma iniciativa chamada “Humanity Lab” (Laboratório de Humanidade) é utilizada para empoderar funcionários da companhia como voluntários, usando suas competências para ajudar outras pessoas através da inovação. A iniciativa surgiu após uma experiência pessoal com câncer e deficiência física, que levaram a um aprendizado sobre altruísmo e sobre transformar dificuldades em oportunidades. “É um grande exemplo de como a impressão 3D pode ser usada para potencializar iniciativas inspiradoras para mudar a vida de pessoas”, conta o professor Benjamin.

Mais informações sobre o evento e inscrições estão disponíveis neste link.

Texto e foto: Aline Jasper


Compartilhe
Skip to content