Observatório Astronômico promove palestra sobre Astrobiologia

Na próxima sexta-feira (27), às 19h, o Observatório Astronômico da UEPG promove a palestra “Astrobiologia e a vida fora da Terra, que será ministrada pela egressa da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Caroline Antunes Rosa, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas e atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biofísica) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Caroline está entre os poucos Paranaenses associados à Sociedade Brasileira de Astrobiologia e desenvolve um projeto inédito na área, com pesquisas voltadas a bases nitrogenadas – componente do material genético (DNA e RNA) – em locais distantes, como estrelas T-Tauri e Nuvens Moleculares.

A palestra abordará um tema relativamente novo no meio científico, a Astrobiologia, ciência que estuda a origem, evolução e futuro da vida na Terra e fora dela. O tema integra conhecimentos da biologia, química, física, geociências, e busca responder as seguintes perguntas: “Estamos sozinhos no Universo?”; “Como a vida se originou?”; e “Qual é o futuro da espécie humana no Universo?”.

A vida fora da Terra será o assunto principal da palestra, focando em locais como Marte, luas de Júpiter e Saturno, e planetas extra-solares. Após a exposição, a comunidade poderá participar de observação noturna com telescópios da Lua, Júpiter e Saturno, entre outros. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Data: 27/09/2019 – 19h

Local: Observatório Astronômico da UEPG – Campus de Uvaranas

Palestra: ” Astrobiologia e a vida fora da Terra”

Palestrante: Profa. Caroline Antunes Rosa (UFRJ)