Nutead e Emap assinam plano de trabalho para especialização em Direito

Nesta terça-feira (19), o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e a Escola de Magistratura do Paraná (Emap) assinaram o plano de trabalho para o curso EaD de preparação de magistrados.

A parceria é resultado de um acordo de cooperação técnica assinado no dia 1º de julho que permite ao Tribunal de Justiça do Paraná e à Universidade realizar ações conjuntas de desenvolvimento científico, técnico e cultural.

Participaram da reuniao o professor Dr. Carlos Willians Jaques Morais – coordenador do Nutead, o Vice-reitor Dr. Everson Augusto Krum, o desembargador Clayton de Albuquerque Morais, o professor Guilherme Amaral Alves – da procuradoria jurídica, o professor Rauli Gross Junior – do Gabinete da Reitoria, a juíza de direito Dra. Denise Damo Comel, o juiz de direito Gilberto Romero Perioto, o juiz de direito Marcelo Quentin, o responsável pelo suporte TI da Emap André Reczcki e o professor da Emap Carlos Eduardo Bittencourt Stange.

Durante o encontro, a Juíza de Direito Dra. Denise Damo Comel elogiou o Núcleo de Prática Jurídica da UEPG no atendimento às demandas da comunidade, “as petições feitas são as melhores e a qualidade do trabalho realizado no local é muito boa”, afirma.

Conforme explica o professor e diretor da Nutead/UEPG, Carlos Willians Jaques, “o objetivo é ofertar, a partir de março de 2020, junto com a Emap, um curso de especialização em Direito Aplicado para futuros magistrados. Pretendemos realizar nos polos da EMAP, situados junto ao poder judiciário das cidades de Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava”, conta.

De acordo com o Desembargador Dr. Clayton Maranhão, do Tribunal de Justiça do Paraná, “o estudo e a especialização são importantes para ampliar a visão do profissional. Agora, precisamos definir como os alunos, corpo docente e a plataforma irão atuar. Inicialmente, nós pensamos em um piloto em Ponta Grossa e Curitiba”.

“O curso de especialização oferecerá uma dupla certificação, tanto da Emap, quanto da UEPG. A ideia é de fato preparar os juízes para o exercício profissional, mas, pessoas já formadas no curso de direito podem participar”, explica Carlos Willians Jaques.

As disciplinas teóricas serão ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Nutead, “na parceria, nós iremos oferecer todo o nosso conhecimento em Ensino a Distância”, finaliza Carlos Willians Jaques.