Numape lança livro “Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência”

Nesta segunda-feira (25), o Núcleo Maria da Penha (Numape), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, promoveu o evento “Relacionamento Abusivo: uma discussão sobre a violência contra a mulher”, no auditório do PDE, no Campus Uvaranas.

O encontro aconteceu em alusão ao dia 25 de novembro, reconhecido como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Nesta data, foi promovida uma Mesa redonda composta pelas palestrantes Viviane Luisa Berger silva, psicóloga analista de comportamento que já atuou como Psicóloga do Numape/UEPG e Ivanete Paulino Xavier, coordenadora administrativa da rede mulheres negras do Paraná.

O objetivo é realmente pararmos para refletir a respeito da violência contra mulher. Nós reunimos algumas pessoas que trabalham na rede de proteção e participaram na construção dos capítulos do livro. Queremos refletir junto à comunidade acadêmica, porque é a partir da educação que podemos mudar algo”, explica.

De acordo com o reitor Miguel Sanches Neto, “nós devemos deixar claro o papel da Universidade Pública diante do crescimento de um discurso machista contra o qual nós devemos nos posicionar. O evento é uma resposta que a instituição dá a essas questões dentro da nossa sociedade. Precisamos trabalhar em rede, buscando o apoio de todas as demais instituições no combate a todas as formas de violência”, afirma.

Nesta mesma oportunidade, ocorreu o lançamento do livro “Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência”, organizado pelas professoras Cleide Lavoratti e Maria Cristina Rauch Baranoski, do Numape. A obra foi construída coletivamente por pesquisadores da temática e pelas equipes que trabalham na Rede de Proteção à Mulher em situação de violência doméstica e familiar no Município de Ponta Grossa (PR).

“A ideia do livro surgiu no início do ano, através da equipe do Numape devido à necessidade de discutir mais sobre a Rede de Proteção do município, para mostrar o trabalho das instituições, os critérios de atendimento, a forma como cada um faz o seu fluxo de encaminhamento, para poder articular as ações do Numape a essas outras instituições. O objetivo do livro é ampliar o olhar sobre as situações de violência vivenciadas por mulheres, mas também conhecer melhor a rede de proteção do município de Ponta Grossa”, explica Cleide Lavoratti.

O livro conta com 10 capítulos que tratam das discussões sobre gênero, masculinidades e violências, além de apresentar o trabalho das principais instituições que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher no município, como a Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Casa Corina Portugal, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, dentre outras.

O objetivo é ampliar o olhar da sociedade sobre o tema. Todos os membros da rede de proteção fizeram um capítulo do livro contando as suas ações, como são as políticas deles para tentar coibir e amenizar esse problema gravíssimo que nós temos na sociedade, essa doença social que é a violência contra mulher”, finaliza Baranoski.

Texto e fotos: Vanessa Hrenechen